Pele e hormônios: como sincronizar a rotina de skincare com o seu ciclo menstrual
Ao chegar a temível TPM (tensão pré-menstrual), o corpo da mulher entra em uma montanha-russa hormonal. Muda o humor, aumenta e diminui a libido, altera a fome… e é claro que toda a transformação hormonal do ciclo menstrual também afeta a pele. Além do uso dos cosméticos adequados, é essencial cuidar da nossa alimentação, e claro, aumentar o consumo de água e também praticar exercícios físicos, para que o organismo estabilize a produção hormonal.
Segundo Dra. Karla Lessa, neste período a pele fica mais seca no início do ciclo e em seguida pode se tornar mais oleosa. “Isso ocorre devido a diminuição do estrogênio na segunda parte do ciclo, quando é comum o aparecimento de acnes que aparecem no terço inferior da face”, explica. Com todas essas mudanças hormonais, é comum observarmos alterações na nossa pele.
Apesar de notarmos estas mudanças, são raras as vezes em que fazemos algo para cuidar da nossa cútis. Contudo, são necessários segredos para manter a pele saudável, por exemplo, adaptar os produtos diários.
Como sincronizar os seus cuidados de rosto com o seu ciclo menstrual?
Dra. Karla separou a dicas pelos períodos do ciclo:
· Início do ciclo: entre o 1º e 14º dia
O primeiro dia do ciclo corresponde ao primeiro dia da menstruação! Durante a menstruação, os níveis de hormônios sexuais no sangue estão baixos. Após a menstruação, é mais comum que a pele fique mais ressecada.
“Esse é o momento de usar um creme com ativos clareadores ou intensificar a hidratação para estimular e regenerar a epiderme mantendo a barreira hidrolipídica”.
· No 14º dia – a ovulação
A alta concentração de estrógeno no sangue estimula a secreção do hormônio luteinizante (LH). O LH induz a ovulação, que ocorre por volta do 14º dia do ciclo. Nesse período, os níveis de estrogênio e progesterona estando super altos, isso pode causar uma retenção hídrica maior.
“Vale a pena usar os massageadores faciais (face roller) de quartzo rosa ou pedra de jade para ativar a circulação local. Faça massagens de dentro para fora no rosto e de cima para baixo no pescoço”.
· Entre o 14º e 28º dia
Graças à progesterona diminuir, a pele também fica menos oleosa e mais matificada. Visto que esta é a fase do ciclo em que a pele fica mais sensível e irritada.
“Se houver uma tendência real à acne, agora é a hora de intensificar seu tratamento com um sérum antioxidante, tônicos, ou loções secativas se forem indicadas para o seu tipo de pele.
Evite também açúcar e gordura nesse período”.