1) Não comece a obra sem escolher sua churrasqueira
– Escolha o modelo de churrasqueira antes de reformar, construir um módulo de alvenaria ou instalar os seus móveis planejados.
– A Churrasqueira é essencial numa Varanda Gourmet. “Hoje ela é muito democrática e permite muitos outros preparos, além do churrasco convencional. Com o uso de grelhas, dá para assar Hamburguer, Peixe, Legumes, Frutas, o que enriquece a experiência gourmet, com opções gostosas e de linda apresentação”, explica a arquiteta Mônica Debortoli.
2) Atenção aos detalhes do projeto
– A churrasqueira será instalada num módulo de alvenaria ou sobre uma bancada?
– Você já tem esse espaço pronto ou ele ainda será construído?
– Informe as medidas do ambiente.
– Conte com a ajuda de um arquiteto para auxiliar no seu projeto.
– “Um espaço gourmet também se caracteriza pela convivência entre os presentes. As pessoas gostam muito de acompanhar todo o ritual das preparações e fazerem parte de todo o contexto”, alerta Mônica Debortoli. Dessa forma, “posicione a churrasqueira de uma forma que otimize a circulação no ambiente”, indica a profissional.
– “A escolha certa dos móveis e revestimentos são fundamentais para criar um ambiente acolhedor e criar toda aquela atmosfera de uma varanda gourmet”, complementa a arquiteta.
3) Informe o tipo de churrasco preferido
– Qual o tipo de churrasco que você prefere? Assado no espeto ou sobre a grelha?
– Prefere assar com carvão, lenha ou gás?
– Costuma fazer churrasco para quantas pessoas?
Essas informações influenciam na escolha dos equipamentos, acessórios e na composição do seu espaço gourmet.
4) Avalie os tipos de churrasqueiras
– As churrasqueiras podem usar o sistema de espetos giratórios.
– Há também o sistema de Parrilla (churrasco típico argentino e uruguaio, assado sobre a grelha).
– Você ainda pode combinar os sistemas de espetos rotativos e parrilla num único equipamento.
– É possível optar por sistemas manuais ou automáticos (espeto giratório ou grelhas com elevador).
– Escolha a fonte de calor que mais se adequa ao seu espaço e a seu gosto (carvão, lenha ou gás).
5) Escolha o tipo de grelha
– Para quem prefere assar sobre a grelha, ao estilo argentino ou uruguaio (Parrilla), há a opção das grelhas em ‘V’. Elas fazem com que a gordura escoe, contribuindo para uma carne mais macia, tenra e saudável. – – Como a gordura não cai sobre a brasa (uma canaleta a recolhe), o sistema também evita as inadequadas labaredas sobre os cortes, o que pode provocar acidentes e queimar o assado.
– Também há a opção das grelhas tradicionais (redondas).
6) Volantes Móveis
– Para quem é fã incondicional da Parrilla, a Scheer tem boas opções no sistema de grelhas móveis, com regulagem de altura por volantes manuais, uma tendência mundial, em alta com as ‘Steak Houses’.
– A regulagem precisa da altura das grelhas, permite ajustar a incidência do calor sob a carne, conforme o ponto ideal para cada corte.
– Um sistema anti-reverse faz com que a grelha permaneça na altura desejada, para melhor controle.
7) Lift Grill
– A Scheer oferece opções de grelhas para diversos tipos de carnes, peixes e grelhas mistas, com o controle de altura acionado por um elevador automatizado.
– Batizado de Lift Grill, o sistema é exclusivo e patenteado pela Scheer, que traz a inovação para o ambiente doméstico.
8) Churrasqueira Cooktop para os Móveis Planejados
– Outra inovação, também patenteada, permite que a churrasqueira seja inserida de forma prática e elegante em módulos de móveis planejados – a Churrasqueira Cooktop.
– Ela dispensa a construção em alvenaria.
– Sai de fábrica pronto para o uso, com uma caixa de fogo, revestida com tijolos refratários.
– Um sistema de isolamento térmico protege o seu móvel.
– Agrega o benefício das gavetas e armários, onde você pode acomodar os utensílios do seu churrasco.
– “A Churrasqueira Cooktop democratizou a criação dos espaços gourmet, pois permite a transformação dos ambientes, mesmo onde não é possível construir uma churrasqueira (em apartamentos, por exemplo)”, festeja a arquiteta Mônica Debortoli.”Ela facilita transformar uma simples sacada numa varanda gourmet e se encaixa perfeitamente em todos os ambientes da casa, até mesmo internamente”, conclui.
9) Fogo à Lenha
Você prefere churrasco no fogo à lenha? Então fique atento à esses cuidados:
– A queima de lenha gera maior concentração de calor do que o carvão. Dessa forma, o fogo deve ser feito ao lado da churrasqueira.
– Caso não siga essas recomendações, o calor excessivo vai interferir no aspecto do inox deixando a sua churrasqueira feia. Nas opções automatizadas, o calor pode danificar a fiação e o equipamento.
– Apenas as brasas incandescentes devem ser puxadas para baixo do equipamento, para assar as carnes.
– Uma das soluções é optar por um Braseiro. O acessório permite que o carvão ou lenha sejam queimados separadamente. Evita que a fumaça seja direcionada para os cortes e interfira no sabor, com a defumação.
– Há ainda a opção de um cesto para acomodar a madeira.
10) Acessórios Extras
– Você pode incrementar seu equipamento agregando acessórios.
– Cada tipo de corte tem um espeto e uma grelha específica, que otimiza o seu preparo.
– Esses utensílios vão agregar ainda mais valor à sua experiência gastronômica e fazer seu Espaço Gourmet parecer uma verdadeira churrascaria.