Fenalaw 2026 debate uso prático de IA no Direito

Evento em São Paulo reuniu lideranças jurídicas para discutir eficiência, governança e limites éticos; prêmio reconheceu projetos do setor.

A Fenalaw 2026 discutiu, em 28 de outubro, como escritórios e departamentos jurídicos podem usar inteligência artificial para eficiência, governança e decisões estratégicas. O encontro ocorreu no Transamerica Expo Center, em São Paulo, e também entregou o Prêmio Análise DNA+ Fenalaw, voltado a iniciativas do mercado jurídico.

Na plenária de abertura, executivos de Natura LATAM, Pinheiro Neto, Sabesp, Mattos Filho, Mercado Livre e Trench Rossi Watanabe abordaram a passagem da IA de uma fase de entusiasmo para aplicações práticas. Segundo a organização, os debates trataram de aprendizados, lacunas e decisões para gerar valor nas estruturas jurídicas.

Outros painéis abordaram jurimetria na defesa da Fazenda Nacional, pesquisa sobre IA generativa aplicada ao Direito, limites éticos da delegação de tarefas e o uso de tecnologia em operações jurídicas. A programação também incluiu discussões sobre governança corporativa, contencioso e os efeitos da reforma tributária.

Projetos reconhecidos em inteligência artificial

Na categoria Inteligência Artificial para escritórios de advocacia, foram reconhecidos projetos como a engenharia do conhecimento jurídico da Anildo Ivo da Silva Advogados Associados, o programa Chenut+IA, da Chenut Advogados, e soluções de análise de sentimento, prova digital, prevenção a fraudes e gestão de prazos.

Entre os departamentos jurídicos, receberam reconhecimento AeC, com iniciativa de inteligência preditiva contra passivo trabalhista; Genesys, pelo Legal Connect; Sabesp, por IA na gestão estratégica do contencioso de consumo; Seguros Unimed, por Contencioso Inteligente; e Solfácil, por Jurimetria Viva no contencioso cível.

O prêmio também teve categorias para gestão, marketing, tecnologia, Legal Ops, diversidade e inclusão e protagonismo do jurídico no negócio. A Fenalaw 2026 segue até 29 de outubro, com a previsão de debates sobre o uso de IA pela Sabesp e qualidade de dados em jurimetria, segundo a organização.

👁️ 35 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar