Mãos limpas, sexo seguro: Saiba por que a higiene é fundamental antes da relação sexual

Para quem tem vulva, a lista de incômodos íntimos parece interminável: candidíase, infecção urinária, vaginose bacteriana… A lista vai longe. Mas o que poucas pessoas sabem é que um dos principais culpados por esses problemas pode ser um velho conhecido: a própria mão? A influenciadora Hana Khalil chamou a atenção sobre a importância de manter a higiene antes de ter qualquer relação sexual.

Ao lado da ginecologista Debora Rosa, Hana destacou que as mãos sujas são um dos principais vetores de infecções vaginais. “Muitas vezes esquecemos de lavar as mãos antes de se masturbar, transar ou encostar no ecossistema que são as nossas vaginas sem pensar o quanto isso pode ser prejudicial. Quando você tem uma vulva, qualquer coisa é suficiente para deixá-la estressada”, diz a influenciadora.

Destacando a gravidade da situação, a Dra. Debora explicou que as mãos carregam uma variedade de micro-organismos que podem perturbar o equilíbrio da flora vaginal. “A gente chega da rua com um monte de bactéria, germes e protozoários que estão presentes na superfície de tudo, parede, mesa, maçaneta, então nem se fala. Se tocar a vulva sem lavar as mãos, que tem uma flora tão equilibrada, com a bactéria e o fungo vivendo em harmonia e protegendo a nossa vagina, esses microrganismos podem entrar na flora, bagunçar o PH e vai carrear patógenos para dentro dela”, afirma.

O que pode acontecer?

 

Infecção urinária: Essa infecção ocorre em qualquer parte do sistema urinário, incluindo rins, bexiga e uretra e tem sintomas como dor ao urinar, urina com odor forte, dor na parte inferior do abdômen e, em alguns casos, febre.

Cistite: Um tipo de infecção urinária que afeta a bexiga e possui os mesmos sintomas da infecção urinária.

Pielonefrite:  Uma inflamação renal causada por bactérias do trato urinário, que causa dor intensa nas costas ou nos lados, febre alta, calafrios, náuseas e vômitos.

Candidíase: Uma infecção fúngica que ocorre na vagina e causa coceira intensa, corrimento vaginal branco e espesso, dor ao urinar e dor durante a relação sexual.

Vaginose bacteriana causada por Gardnerella:  Uma condição caracterizada por um desequilíbrio da flora vaginal e tem como sintomas corrimento vaginal acinzentado, odor forte, coceira e dor durante a relação sexual.

 

Prevenção

Hana destaca que a prevenção está na lavagem correta das mãos. “Lave as mãos antes de colocar elas na querida. Imagina chegar em casa com dor para fazer xixi porque você encostou em quatro postes, três elevadores, dois playstations, de tabela do p*u de mais de 80 caras no banheiro. Então, por favor, mantenha a higiene”, afirmou com bom humor.

Modo correto de lavagem

  •   Use água e sabão;
  •   Esfregue as mãos por pelo menos 30 segundos, idealmente 1 minuto;
  •  Lave todas as partes das mãos, incluindo as palmas, as costas, entre os dedos e embaixo das unhas;
  •   Enxágue bem as mãos com água corrente;
  •   Seque as mãos com uma toalha limpa.

Por outro lado, a influenciadora ressalta que, mesmo que as mãos sejam lavadas antes do ato, se forem usadas para tocar o ânus e a vagina, também podem causar infecção. “Se você brincar atrás, brinca com uma mão e a outra mão brinca na frente”, orienta a ginecologista. “Senão, você acaba levando a flora, as bactérias, para a uretra, para a vagina e vai causar infecção”, declara.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Conteúdo Adulto

O conteúdo a seguir é destinado ao público adulto.

Ao escolher sim você está declarando ser maior de 18 anos.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar