Psicomotricidade – a integração entre corpo, mente e o emocional

*Por Gracieli Pavelski

Um indivíduo, desde a sua concepção é a integração de três principais aspectos, sendo eles o motor, o emocional e o social. Desde a época intrauterina a interação da criança com o outro acontece, por meio, do movimento e da relação sócioafetiva que é estabelecida e para elucidar tal afirmação, estudiosos como Vitor da Fonseca e Francisco Rosa Neto retratam em suas obras estudos e investigações entre as relações e influências sistemáticas entre o emocional, o psíquico e a motricidade, definindo o que é a Psicomotricidade e de que maneira realizar estudos e avaliações de qualidade.

A Psicomotricidade é uma área interdisciplinar que visa compreender o sujeito de uma maneira global, compreendendo e promovendo a integração entre as capacidades motoras, cognitivas e emocionais do indivíduo, reconhecendo a importância do movimento na construção do conhecimento e no desenvolvimento global do sujeito. Por meio de intervenções terapêuticas, a psicomotricidade estimula as funções executivas buscando favorecer a praxia motora, a expressão corporal, as habilidades cognitivas e o equilíbrio emocional, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento integral das pessoas.

Para as crianças pequenas a Psicomotricidade é fundamental para o desenvolvimento, pois contribui para o aprimoramento das capacidades motoras, perceptivas, emocionais e sociais, permitindo a exploração de diferentes materiais e desafios adequados a cada fase do desenvolvimento, estimulando o crescimento global da criança. Além disso, essa abordagem contribui para a prevenção e intervenção de dificuldades de aprendizagem, a concentração, a coordenação motora, o foco atencional e a sociabilidade.

A Psicomotricidade é indicada para crianças, jovens, adultos e idosos que apresentam dificuldades motoras, cognitivas, emocionais ou de integração sensorial. Seu enfoque de atuação abrange desde as instituições educacionais, como escolas, centros recreativos e esportivos, assim como, o espaço clínico, tendo esse como principal ambiente para promover o desenvolvimento global de um paciente com dificuldades e/ou atrasos motores. Por meio de propostas lúdicas, intervenções personalizadas e exercícios específicos, o Psicomotricista, profissional preparado para trabalhar e estimular a práxis fina, assim como a global, a consciência corporal, além de promover a socialização e a autonomia.

A importância da Psicomotricidade se destaca na promoção da saúde mental e na prevenção de dificuldades de aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento da autoestima, da concentração e das habilidades sociais, sem contar a importância na inclusão de pessoas com necessidades especiais, proporcionando ferramentas para potencializar suas capacidades e minimizar suas limitações, de maneira individualizada, lúdica e prazerosa.

Em síntese, a psicomotricidade representa uma abordagem essencial para compreender e atuar sobre as inter-relações entre corpo e mente. A atuação do Psicomotricista se estende por diferentes campos, incluindo escolas, clínicas, hospitais e centros de reabilitação, visando sempre o bem-estar e o desenvolvimento global dos pacientes. Ao reconhecer a importância do movimento como veículo de aprendizagem e expressão emocional, a Psicomotricidade se destaca como uma ferramenta fundamental para promover o equilíbrio físico e emocional das pessoas em diferentes fases da vida.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar