Você sabe como fazer o descarte correto de lâmpadas LED?
Com o foco na preservação ambiental, LLUMM explica de forma simples a melhor destinação ao final de sua vida útil
A LLUMM, especialista em iluminação de alta potência e iluminação decorativa, que tem como uma de suas prioridades a sustentabilidade e responsabilidade ambiental, apresenta algumas ações que podemos tomar ao descartar as lâmpadas de LED.
É indiscutível a durabilidade, a eficiência e a economia que a tecnologia LED oferece ao consumidor. Porém, o que poucos sabem é que esse tipo de lâmpada pode ser reciclado ao final do seu ciclo de vida, pois não possuem em sua fabricação materiais pesados e tóxicos, como o mercúrio, e seus componentes podem ser reaproveitados.
Para que esse material tenha o destino correto ao final de sua utilização, o processo que a LLUMM indica é bem simples:
1. Embale corretamente: o primeiro passo é embalar as lâmpadas em recipiente que evite a quebra ou prejudique o manuseio dos responsáveis pela coleta. Protegê-las em papel ou colocá-las numa caixa de papelão são ótimas opções.
2. Entregue em postos de reciclagem ou empresas especializadas: entre em contato com a prefeitura de seu município e solicite a indicação desses locais. Algumas cidades já têm ecopontos, que são postos de coleta de resíduos. Em outras localidades, como São Paulo, grandes redes de materiais de construção também aceitam o recebimento de resíduos, assim como empresas especializadas em reciclagem.
Segundo Ligia Nunes, gerente de MKT da LUMM, todas as empresas têm responsabilidade pelos seus resíduos. “Apesar de não existir uma lei de descarte para lâmpadas LED, é importante que isso seja feito de forma correta por conta do manuseio de vidro e, principalmente, para reaproveitamento de seus componentes em busca de uma economia circularOs consumidores dos produtos LLUMM tem todo nosso apoio no descarte de materiais dessa natureza”, explica.