Movimento Bem Maior faz chamado sobre necessidade da filantropia no Brasil em evento para investidores

Painel em que o MBM participou na Expert XP 2022 teve nomes importantes para a construção da cultura de filantropia

O Movimento Bem Maior (MBM), organização social que atua para fomentar a filantropia estratégica no Brasil, realizou a segunda edição do Legado, série de encontros que tem como objetivo fomentar a filantropia para a construção de uma sociedade mais inclusiva, no último dia da Expert XP 2022, evento da XP Investimentos.

O diretor geral do MBM, Richard Sippli, falou para uma plateia atenta aos rumos que a economia vem tomando. Ao lado do CEO do Banco XP, José Berenguer, do fundador da Rede Gerando Falcões, Edu Lyra, e do cofundador do MBM e Chairman da MRV Engenharia, Rubens Menin, Sippli alertou para números da nossa atual realidade: um, em cada 3 brasileiros, vive com renda inferior a  R$ 500 por mês, e que 15% da nossa população, 33 milhões de brasileiros, não têm o que comer.

Para Sippli, o espaço ocupado pelo MBM no contexto de um evento de grande porte para investidores e interessados no tema, é uma oportunidade significativa para mostrar que a filantropia estratégica é viável e pode mudar realidades adversas. “Esse tipo de participação dá robustez ao tema. O desafio do José Berenguer, de fazer esse painel ainda maior, na Expert do ano que vem, nos mostra que está havendo ampliação de consciência”, comemora.

Para o CEO do Banco XP, José Berenguer, é preciso mostrar que a mobilização da sociedade é inadiável. “Não dá pra esperar somente que o Estado faça a sua parte. O empresário brasileiro é muito versátil em qualquer lugar do mundo, porque ele está acostumado a se adaptar a situações diversas. Essas pessoas podem colaborar com suas experiências, usando esse talento”, explicou Berenguer.

O cofundador do Movimento Bem Maior, Rubens Menin, reafirmou a fala de Berenguer de que a sociedade civil precisa olhar para as suas responsabilidades e o potencial de promover mudanças. “Ainda é difícil conscientizar as pessoas sobre como a sociedade precisa ter protagonismo para realizar mudanças. Eu entendo que a mudança pode vir a partir dos exemplos. Precisamos  mostrar o que está sendo feito por meio da filantropia. Não vamos esperar que somente o governo resolva esses problemas; precisamos assumir a nossa responsabilidade”, defendeu Menin.

No fechamento do painel, Edu Lyra, da Rede Gerando Falcões, falou da necessidade de conscientização. “Os indicadores sociais brasileiros regrediram 10, 20, 30 anos. Na última década havia 7 mil favelas, hoje são mais de 14 mil, ou 16 milhões de brasileiros morando como mudar isso. Precisamos converter a elite em parceiros, pessoas que entendam seus em condições de extrema pobreza. Tem uma onda crescendo contra nós, mas nós temos privilégios e se conscientizem de sua capacidade de agir e mudar realidades”, reforça Lyra.

Assista aqui ao Legado Expert XP 2022.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar