Desvendando 7 curiosidades sobre lente de contato dental

As lentes de contato dental ou facetas de porcelana são soluções com ótimo custo-benefício para alcançar o sorriso desejado. Servem para corrigir desarmonias, dentes escurecidos e fechamento de diastemas (dentes muito separados). São recursos da odontologia moderna, com excelente resultado. Para o tratamento completo, por exemplo, são necessárias de duas a três sessões.

Utilizada por celebridades, influenciadores digitais e artistas, a lente de contato dental conquistou a preferência daqueles que não abrem mão de um sorriso perfeito. E não é para menos: essa inovação consegue transformar desde a cor até o formato dos dentes, eliminando quaisquer defeitos estéticos que possam comprometer o sorriso.

Mas quando devo optar por lente de contato ou pela faceta de porcelana?

Para qual tipo de problema cada um dos procedimentos é indicado?

A diretora clínica e cirurgiã dentista da Eclinic Odontologia, Karin Stamer, esclarece curiosidades e dúvidas sobre, confira:

“Mais especificamente, a lente de contato dental consiste em recobrir os dentes com lâminas ultra finas de cerâmica. Desta forma, elas mudam só o formato dos dentes e não a cor do elemento dental. Já as facetas nos permite mudar forma e cor do elemento dental. A escolha da técnica de preparo e do material escolhido é específica para cada paciente. Desse modo, é possível harmonizar toda a arcada, eliminando imperfeições como desgastes, manchas e assimetrias.” explica a Dra. Karin.

Veja a seguir as maiores curiosidades sobre esse tratamento revolucionário, as lente de contato dental:

1. Quando tudo começou

As primeiras lentes de contato dentais foram criadas nos Estados Unidos, em 1985. Porém, devido à falta de materiais compatíveis e problemas como inflamação nas gengivas dos pacientes, o tratamento foi descontinuado.

Apenas no final dos anos 90, os laboratórios odontológicos voltaram a testar outros tipos de cerâmica, retomando os estudos sobre o procedimento.

2. As lentes de contato da atualidade

Hoje em dia os laboratórios produzem a lente de contato dental a partir de cerâmicas feldspáticas com acréscimos de cristais de dissilicato de lítio, um material resistente, durável e totalmente compatível com os dentes humanos.

3. A lente de contato dental é resistente às manchas

Ao contrário das facetas de resina, as lentes de contato dentais de cerâmica não pigmentam no contato com café, vinho, refrigerante, açaí e bebidas escuras. Assim, o usuário pode ficar despreocupado quanto às manchas e amarelamento dos dentes.

4. Você pode saber o resultado antes de colocar as lentes

É realizado um diagnóstico e planejamento do seu caso, através de escaneamento digital, raio X panorâmica, fotos, vídeos e o mock-up, que é como um “test drive” do seu sorriso. Tudo isso será utilizado para elaborar um planejamento personalizado exclusivo, “o paciente consegue visualizar com antecedência todas as mudanças que serão realizadas ao colocar a lente de contato dental. Trata-se de uma simulação realista com o antes e depois do procedimento, de modo a garantir uma decisão acertada sobre o tratamento.” conta a diretora clínica da Eclinic Odontologia.

5. Espessura do material

As lentes de contato dental são capas ultrafinas de cerâmica de 0,2 a 0,7 milímetros de espessura, algumas mais finas que uma unha e aparentam ser transparentes.

6. Aplicação

De acordo com a Dra. Karin Stamer, por exigir um desgaste mínimo para ser fixada, a lente de contato mantém a estrutura natural do dente. Em alguns casos, nenhum preparo é necessário e o dente é completamente preservado. Nas situações em que existe necessidade de preparos maiores e mais extensos, a faceta de porcelana que é indicada, pois exige um pouco mais de desgaste no dente para ser implantada.

7. Dra. Karin, especialista da Eclinic Odontologia finaliza citando os cuidados necessários que você deve ter com suas lentes de contato:

• Não abrir garrafas,

• Não roer unhas;

• Não usar os dentes para abrir embalagens;

• Em caso de bruxismo, buscar orientação clínica;

• Manter uma boa higiene bucal;

• Usar escova extra macia.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar