9 Dicas Para Cuidar Bem da Sua Escova de Dentes

Você sabia que a escova de dente também precisa ser higienizada? Não é porque a escova tem contato direto com água corrente e o creme dental que ela esteja imune de contaminações. “Pensando nisso, preparei um passo a passo de como cuidar da sua escova de dente e evitar que germes e bactérias sejam levados para a boca.” cita a cirurgiã dentista e especialista em saúde bucal Dra. Bruna Conde, confira:

1. Troque a escova regularmente

O recomendado é realizar a troca da escova no máximo 3 meses. Com o tempo de uso, elas começam a perder a rigidez e flexibilidade ideais para manter os dentes saudáveis. Entretanto, esse tempo varia muito de acordo com os cuidados e formas de escovação. Se você utiliza muita força para escovar os dentes, o tempo de troca será mais curto. “O importante é ficar atento as cerdas, quando elas começarem a deformar, está na hora de trocar. Outro momento importante para realizar a troca é após um resfriado, ou qualquer doença que possa ter contaminado as cerdas.” Aconselha a dentista Bruna.

2. Lave e enxague a escova antes do uso

Lave a sua escova de dente antes de utilizá-la para remover germes e sujeiras e também após a escovação para remover os restos de alimentos.

3. Seque a escova após o uso

Após o uso, seque completamente a escova com uma leve e pequena batida.

De acordo com a Dra. Bruna Conde após a higiene oral, é importante lavá-la em água corrente e bater levemente o cabo da escova contra a pia para remover o excesso de água. Nesse caso, é importante não secar a escova com toalha ou papel. Analise sempre se há restos de alimentos na escova e, caso exista, os remova.

4. Jamais deixe sua escova em contato com outras

Nunca guarde sua escova perto de outras, pois bactérias podem ser trocadas de uma para outra com o toque entre as cerdas.

5. Mantenha distância do vaso sanitário

Não se deve deixar a escova em cima da pia do banheiro sem proteger as cerdas, afinal, ali é o lugar mais contaminado da casa.

6. Não use capinhas protetoras de cerdas

O correto é lavar a escova em água corrente e deixá-la secar em posição vertical longe do vaso sanitário. Usar capinhas protetoras de cerdas aumenta a probabilidade de bactérias se desenvolverem em um ambiente com calor e umidade.

7. Guardar em posição vertical

Outro ponto importante é a posição que a escova fica guardada. Isto porque, em posição vertical a água escorre e as cerdas secam mais rapidamente, evitando a proliferação de fungos e bactérias.

8. Escova de dente é de uso pessoal

“Jamais compartilhe a escova com outras pessoas, mesmo da família. Este ato, favorece a transmissão de doenças. O uso deve ser imprescindivelmente pessoal.” Alerta a especialista.

9. Se quiser pode utilizar enxaguante bucal para higiene das cerdas.

Pelo menos uma vez na semana, se quiser pode borrifar ou deixar as cerdas submersas no enxaguante bucal por 15 minutos, em média. Para que possam ser eliminadas possíveis bactérias.

“Como vimos, pequenas mudanças de hábitos fazem toda a diferença. Comece hoje mesmo a adotar medidas de prevenção para que não ocorra a proliferação de fungos e bactérias na sua escova de dente.” Finaliza a Dra. Bruna Conde.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar