Informação é o segredo para paquerar online com segurança

As plataformas de relacionamento oferecem proteção aos usuários, mas ter consciência de medidas de segurança pessoal aumentam as chances de um final feliz

A busca por relacionamentos sérios e duradouros em aplicativos tornou-se uma das opções mais procuradas pelas pessoas em tempos de pandemia em todo o país. No Brasil, quase 10 milhões de pessoas (9,9 milhões) usaram aplicativos de encontro em dezembro de 2021, o que significa 7,7% da audiência da internet, segundo dados do Match Group, responsável pelas plataformas Par Perfeito, Our Time e Divino Amor.

“Durante a pandemia, percebemos nas plataformas brasileiras um aumento de 150% de usuários ativos diariamente. Imaginávamos que com a vacinação e a flexibilização do isolamento, estes números apresentariam queda, mas não foi o que aconteceu. Nos primeiros dois meses de 2022, todos os estados brasileiros apresentaram aumento expressivo no número de usuários. A pandemia derrubou barreiras sobre o uso do digital, as pessoas que antes não confiavam na internet para buscar um relacionamento, aprenderam a lidar com estas ferramentas com mais confiança”, conta Eugênia Del Vigna, presidente do Match Group na América Latina.

Segundo a maior plataforma de relacionamento online do Brasil, Par Perfeito https://www.parperfeito.com.br/ (disponível também em Android e IOS), só no aplicativo há o registro de 350 mil a 500 mil usuários ativos/mês e cerca de 2.500 casais que se formam todos os meses.

Assim como um novo relacionamento fora das redes, a escolha de um par online exige cuidados com a própria segurança. Mesmo contando com a tecnologia das plataformas é preciso ficar atento, evitando o envolvimento com pessoas mal intencionadas. “Precisamos nos atualizar a todo momento sobre segurança, de acordo com as leis de proteção e privacidade, minimizando situações que exponham nossos usuários. Mas sempre reforçamos as dicas de segurança para que as pessoas fiquem atentas e se protejam”, explicou Del Vigna.

A executiva apontou também ferramentas importantes utilizadas pelo Par Perfeito em busca de segurança. “Todo o conteúdo do nosso site passa por uma moderação automática e manual, com um time de profissionais preparados para aprovar ou não um novo usuário. Pelo algoritmo inteligente, analisamos como estes perfis se comportam e ao sinal de qualquer anormalidade, o usuário é verificado e, se necessário, bloqueado. Temos um sistema bem rígido de moderação que ajuda a protegê-los, mas ressaltamos que é preciso seguir medidas adequadas para segurança”.

Outra tecnologia apontada por Eugênia e oferecida pelo aplicativo é o Video Date. “Com esta ferramenta, as pessoas têm a possibilidade de realizar chamadas de vídeo com duração de até 3 horas, um meio mais fácil para conferir se o par apresenta as mesmas características divulgadas no perfil e se tem boas intenções. Sem dúvida, fator que proporciona mais segurança antes do encontro real”.

Confira mais dicas de segurança listadas pelo Par Perfeito na busca por um novo amor online: 

Sempre conheça melhor a pessoa antes de encontrá-la pessoalmente. Converse bastante com ela e procure saber mais sobre os costumes, hábitos, gostos e lugares que frequenta. Essas informações podem dizer muito sobre o outro.

Estique as conversas online por períodos maiores antes do encontro. Aproveite a função video date, ela é uma ótima aliada para aprimorar a sua experiência com o par.

Marque encontros em locais públicos e de grande movimentação.

Avise amigos e familiares antes de encontrar o par.

Nunca forneça dados pessoais, como o endereço da sua casa, por exemplo.

Nunca faça transferências bancárias em nome de desconhecidos.

Procure as redes sociais do par e mais informações sobre ele, como o local de trabalho e estudo. Busque por amigos, quem sabe você descobre algum amigo em comum para te dar referências sobre a pessoa.

Desconfie de informações e conversas mal explicadas.

Esteja sempre alerta, precaução nunca é demais.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar