Casa nova pensando na qualidade de vida

Compra de uma nova casa está diretamente ligada à qualidade de vida. É isso que comprovou os 80% dos entrevistados em uma recente pesquisa

A compra de uma casa sempre é uma das decisões mais importantes na vida de uma pessoa. Hoje, essa decisão tem se tornado um dilema para o comprador, já que ele tem múltiplas variáveis positivas ou negativas. Enquanto o mercado imobiliário expõe todas as vantagens que tem dar este passo, os novos proprietários têm novos objetivos e novas motivações.

Uma das causas para esse comportamento atual é a pandemia da Covid-19, que provocou mudanças significativas na população brasileira. Essas vão desde as muitas medidas para a segurança sanitária até a preocupação com o bem-estar físico e emocional. Essas distintas formas de agir e de pensar acabam criando diferentes necessidades, entre elas a de potencializar a qualidade de vida é uma das mais ressaltadas.

Prova disso é um levantamento inédito da ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e da Brain Inteligência Estratégica feito com 14 mil brasileiros em 2021, o qual revela que, para 80% dos entrevistados, a compra da casa nova está diretamente ligada à qualidade de vida.  Ainda nesses termos, o estudo indicou outros critérios importantes para o consumidor, que impactam na decisão de compra do imóvel. Dos respondentes, 71% disseram que estariam dispostos a pagar mais para morar perto do trabalho, assim como a proximidade de supermercados (83%) e farmácias (59%) também foi apontada como opção considerada no momento da escolha.

E a “qualidade de vida” foi a motivação principal da nutricionista Adriana Esteves dos Santos, na hora da escolha e da reforma da sua nova propriedade. “Este conceito de ‘qualidade de vida’ me influenciou muito! Isso, porque racionalmente e economicamente falando, fazer a casa do modo que estou fazendo não era a melhor alternativa. Mas, como sou guiada por aspectos para além do racional, claro que com responsabilidade, fiz escolhas pautadas no bem-estar da minha família, de acordo com a nossa possibilidade”, revela.

Na tentativa de que o lar da Adriana seja propenso a que ela e sua família tenham a qualidade de vida que desejam e merecem, as responsáveis por esse projeto são as arquitetas do escritório CLS Arquitetas Associadas, Erika Steckelberg, Graziela Costa e Kivia Costa. Para elas, é um grande desafio entender e traduzir o desejo da proprietária para, assim, poder materializá-lo. No entanto, ver a felicidade e a satisfação da cliente com o resultado final, faz valer a pena. “A tarefa não é fácil, é preciso decifrar o que a pessoa entende como qualidade de vida, já que isso a motivou a comprar e a reformar sua residência, mas poder contribuir para isso e saber que eles vão viver momentos inesquecíveis em família é muito gratificante”, afirma Kivia Costa.

Sobre qualidade de vida, entende-se como um conjunto de fatores que dá bem-estar a uma pessoa, tanto no aspecto material como emocional. Em outras palavras, a qualidade de vida é uma série de condições das quais o indivíduo deve aproveitar para poder satisfazer suas necessidades. “Nossa cliente tinha esse conceito muito claro na hora da escolha de sua residência. Ter qualidade de vida, para ela, é conseguir ter coerência entre seus pensamentos, sentimentos e atitudes. Era isso que ela queria para ter uma vida fluida e o que ela queria ver refletido no seu lar”, pondera a arquiteta Graziela Costa.

Para a arquiteta Erika Steckelberg, quando o objetivo almejado é alcançado, o resultado não poderia ser outro que a satisfação. “Acredito que nossa residência é um santuário. É nela onde nós recarregamos nossas energias, nos conectamos, festejamos, construímos memórias e nos refugiamos. Sendo assim, ficamos muito felizes com o resultado do novo lar da família da Adriana, porque a casa traz elementos que marcaram a trajetória dela na vida.  Temos certeza que ela não se arrependeu de ter tomado a decisão da compra de sua casa nova, favorecendo a sua qualidade de vida”, finaliza.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar