Maternidade: cuidados com a pele e corpo pós-parto

Saiba como lidar com as mudanças causadas pela gestação

Durante a gestação ocorrem diversas mudanças no corpo da mulher, por isso os cuidados pós-parto são essenciais para evitar a flacidez, estrias e oleosidade na pele.

Após o parto não é somente o bebê que precisa de cuidados especiais,  as mães também passam por mudanças hormonais, que afetam o corpo e a pele, e que são percebidas durante toda a gestação, como a flacidez, oleosidade, manchas e as estrias pelo corpo. Com esses efeitos da gravidez, algumas de nós buscam por alternativas para melhorarmos a aparência da pele e promover a sensação de bem-estar que é tão importante no pós-parto.

As mudanças que ocorrem no cabelo e pele da mulher são decorrentes ao aumento dos hormônios, como o estrogênio que é produzido pelos ovários, e faz com que os fios fiquem maiores e aconteça uma diminuição na queda,  já a pele durante a gestação tende a ficar hidratada e com mais elasticidade, no entanto, após o parto o efeito contrário, acontece, uma queda drástica desse hormônio gestacional ocorre e somados ao estresse e noites mal dormidas,  os fios ficam mais fragilizados e a pele com mais oleosidade, com acnes e até melasmas,

Para amenizar esses efeitos,  é recomendado  uma alimentação balanceada, o consumo de 2 a 3 litros de água ao dia e em alguns casos o uso de ampolas de vitaminas, pois nesta fase as vitaminas em cápsulas  complementam os nutrientes e vitaminas que faltam em nosso organismo. Mas depois de tantas mudanças físicas e hormonais, a mulher também precisa de um tempo para ela durante o pós parto, pois muito mais do que a aparência com a pele, o cuidado consigo mesmo é algo essencial para que  ela possa  voltar a se reconhecer como mulher e não somente como mãe.

Em meio a tantas atividades nessa nova fase, é importante lembrar que não existe certo ou errado nesse momento, o importante é se sentir bem e aproveitar ao máximo essa nova experiência. Confira algumas dicas para se cuidar durante o pós-parto e conhecer sua nova e melhor versão:

 –         Os cuidados devem começar na gravidez: uma alimentação balanceada é o segredo para qualquer fase da vida, mas principalmente durante a gestação. O consumo de água e a prática de atividades físicas de baixo impacto irão ajudar a mulher a manter a saúde em dia e adaptar melhor o corpo às alterações que acontecem na gestação.

–         Cremes específicos: o indicado é utilizar produtos à base de vegetais como, cremes de macadâmia, amêndoas, semente de uva, vitamina E e os antioxidantes para restabelecer  a firmeza da pele, combater a flacidez e deixa-la mais macia e com aparência mais luminosa durante o pós-parto.

–         Drenagem linfática: a alternativa ajuda na circulação e retenção de líquido, amenizando o inchaço e o aspecto flácido e de estrias na pele, auxiliando na recuperação da barriga após o parto.

–         Tratamento para Melasma: durante a gravidez, o melasma surge devido às alterações hormonais. A condição na pele deve ser tratada de forma individual e personalizada de acordo com a pele de cada paciente. Para isso, utilizamos ativos vias orais, como os fotoprotetores que ajudam no clareamento da pele. Já os procedimentos estéticos mais comuns são os peelings, fotona laser e o drug delivery, que são bastante úteis para tratar o melasma, as manchas na pele e cicatrizes de acnes.

–         Tratamentos estéticos:  após o parto, a   flacidez também é muito apontada pelas mulheres como uma condição na pele. A flacidez acontece pelo estiramento demasiado das fibras de colágeno e elastina durante a gestação. Depois do parto, a mulher tende a perder peso, e esse processo faz com que a pele fique frouxa e flácida. Para tratar essa condição,  os  aparelhos como radiofrequência, ultrassom microfocado, infravermelho e até alguns tipos de lasers são muito eficazes, pois estimulam a produção de novas fibras colágenas e melhoram a textura da pele.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar