Sobrepeso traz problemas aos pés e tornozelos

Pesquisas apontam alerta de excesso de peso, inclusive em crianças; presidente da ABTPé explica impacto nos membros inferiores

Estudo intitulado “Epidemia de Obesidade e as DCNT (Doenças Crônicas não Transmissíveis) – Causas, custos e sobrecarga no SUS”, realizado por pesquisadores de diversas universidades do Brasil e uma do Chile, projeta que em 2030 a prevalência de excesso de peso, em território brasileiro, pode chegar a 68% da população, ou seja, sete em cada 10 pessoas, e a de obesidade a 26% (uma a cada quatro). Ainda de acordo com o estudo, a prevalência do excesso de peso aumentou de 42,6% em 2006 para 55,4% em 2019. Já a obesidade saltou de 11,8% para 20,3% no mesmo período.

Já outro levantamento encomendado pelo Ministério da Saúde e divulgado nesta semana pelo Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil, a partir de indicadores de 2019 – período pré-pandemia, mostra que 10% das crianças de até 5 anos estão com excesso de peso, 7% com sobrepeso e 3% são obesos. Além disso, um quinto das crianças (18,6%) desta faixa etária estão em uma zona de risco de sobrepeso.

O excesso de peso pode acarretar diversos problemas sistêmicos, incluindo nos membros inferiores. O presidente da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), Luiz Carlos Ribeiro Lara, explica que a obesidade pode levar a incapacidade funcional dos pés e tornozelos. “Pela sua posição anatômica, eles sustentam praticamente todo o peso do corpo e, no caso de obesidade, a sobrecarga é obviamente maior”, ressalta.

Uma das situações é a fascite plantar, que ocorre quando há tração excessiva da fáscia plantar, estrutura que vai do osso do calcanhar até aos dedos dos pés. “Sem tratamento, a dor pode se tornar crônica e provocar alterações na marcha”, pontua o especialista.

Rachaduras e calosidades são mais alguns problemas do excesso de peso. “Se não forem tratadas, podem agravar e transformar-se em feridas ou até mesmo em uma ulceração crônica que ocorre em áreas onde há a diminuição da sensibilidade protetora dos pés nos pacientes diabéticos”, salienta. “Em alguns casos pode resultar em uma amputação do membro”, completa.

O presidente da ABTPé lembra que a prática de atividade física, além de contribuir em variados aspectos para a saúde, tanto física quanto mental, traz significativa contribuição para a saúde dos pés. “Praticar exercícios físicos melhoram a força dos pés e perna e, consequentemente, o equilíbrio, a mobilidade, além de aumentar a resistência e diminuir a dor”, conclui.

 

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar