Café na vontade de doce

por Ketlyn Dalagnol

Esta correlação é para aquelas pessoas que sentem muita vontade de doce no final da tarde, porém acordam sem fome e tomam apenas um cafezinho.

Aqui entra a relação do cortisol, hormônio muito conhecido por estar alterado no aumento do estresse, porém que é fundamental nas nossas funções metabólicas, por isso é imprescindível que ele esteja regulado. É justamente o pico de cortisol de manhã que nos faz acordar, porém ao longo do dia ele deve diminuir, em especial final da tarde e noite deve ocorrer um aumento de serotonina, para que a melatonina (hormônio que induz ao sono), possa ser produzida adequadamente.

Então o que acontece com pessoas que apenas tomam o café preto de manhã e mais nada é um estímulo maior para que o cortisol se mantenha alta ao longo dia, e com isso no final tarde vem aquela vontade doida de comer e em especial de comer doce, porque não teve a produção da serotonina adequadamente.

Uma estratégia para melhorar isso é substituir o café preto por um chá, em especial chás como gengibre, cúrcuma, alecrim e alcaçuz e se você conseguir faça um café da manhã com proteína e uma fonte de gordura boa.

 

Te desejo sempre mais e mais saúde!

Ketlyn Dalagnol

Nutricionista Esportiva e Funcional

CRN – 8760

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar