Por que lavar a roupa fora de casa? Conheça os benefícios da lavagem profissional

Em dias nos quais a economia de dinheiro – e do próprio tempo – é algo fundamental em nossas vidas, lavar a roupa em uma lavanderia profissional se tornou sinônimo de melhor custo-benefício, desmitificando a ideia de ‘gasto extra’ e facilitando a vida de muita gente.

As vantagens são inúmeras se colocadas na balança:

Durabilidade. Para uma lavagem adequada, o principal fator é a separação de peças claras, escuras e coloridas e seguir as orientações da etiqueta. Por exemplo, roupas brancas só com brancas. Essas peças não podem ser lavadas com roupas coloridas, pois a mistura pode gerar leves manchas ou até mesmo uma transferência de cor, alterando o tom branco para um rosado, por exemplo. É ideal que os produtos utilizados auxiliem na manutenção do tecido e da tonalidade.

A lavagem incorreta das peças pode ocasionar o rompimento das fibras do tecido, deformação, alteração da cor e do tamanho da peça. A etiqueta informa os procedimentos de limpeza para evitar esses danos. Estima-se que a durabilidade da roupa aumenta em 40% com os processos de lavagem profissional.

Higienização. O acúmulo de sujeiras gera a proliferação de bactérias e ácaros que podem provocar alergias e doenças respiratórias. O processo de lavagem profissional minimiza ao máximo esse risco, já que as técnicas incluem a utilização de processos corretos para cada tipo de tecido.

Secagem. O processo de secagem também é levado em conta. Pouco espaço para secar a roupa prejudica o tecido, já que o deixa exposto por mais tempo. Uma roupa que não secou adequadamente pode gerar mofo depois de guardada.

Economia de tempo e dinheiro. Alguns serviços de lavagem profissional levam em torno de 80 a 120 minutos para completar todo o processo, até a finalização com a roupa passada. “O consumidor já enxerga a lavanderia como uma facilitadora do dia a dia, principalmente pela vantagem em tempo ganho ou por não ter uma área de serviço na residência”, detalha José Previero, especialista em higienização da Quality Lavanderia.

E, ao contrário do que muitos pensam, a economia gerada ao lavar roupas em lavanderias é expressiva. Basta calcular o gasto com água, energia e produtos. “As pessoas estão se adaptando ao hábito de lavar roupas em lavanderias. Além disso, há a questão sustentável, que evita o desperdício e também descarta corretamente os resíduos”, afirma Previero.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar