Celer Biotecnologia apresenta seu Autoteste para detecção da COVID-19 à Anvisa

A empresa mineira Celer Biotecnologia está pronta para ampliar o seu portfólio de exames para detecção da COVID-19 no mercado nacional com o Autoteste COVID-19. A partir de uma amostra da secreção nasal coletada por meio de um cotonete (swab nasal), o próprio paciente realiza o procedimento para verificar se está ou não contaminado; o resultado é revelado após 15 minutos. O uso do produto foi autorizado pela Agência Nacional de Saúde (Anvisa) nesta sexta-feira, 28 de janeiro.

O exame para detectar a COVID-19 é uma solução de diagnóstico que vai desafogar a demanda crescente por este tipo de procedimento em laboratórios e farmácias, onde o aumento da procura foi superior a 640% entre a última semana de novembro de 2021 e a primeira semana de janeiro deste ano, com grandes filas de espera e prazos de 15 dias para entrega dos resultados, segundo dados da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL).

Solução de diagnóstico

O Autoteste COVID-19 da Celer teve sua primeira etapa de validação realizada em Campo Belo, no Sul de Minas, com uma amostra de 500 moradores. Segundo o pesquisador e médico parceiro da Celer, Dr. Breno Bernardes, a cidade foi escolhida porque o nível de contaminação por COVID-19 tem se mantido estável, com diagnóstico confirmado para 30% dos pacientes que apresentam os sintomas da doença. Esse é um pré-requisito exigido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A maior vantagem do Autoteste COVID-19 é que a pessoa poderá comprar o produto em uma farmácia e/ou em establecimentos de saúde a qualquer momento, fazer o procedimento e verificar se está infectado em poucos minutos.”, destaca.

Embora o Autoteste para detecção da COVID-19 já seja usado em outros países, no Brasil, a autorização de comercialização e uso dependia da Anvisa, que atendeu um pedido do Ministério da Saúde que enviou nota técnica informando que os utotestes seriam incluídos como estratégia de triagem de novos casos de COVID-19, como parte do Plano Nacional de Expansão de Testagem (PNE-Teste), para ampliar a oferta de testagem e garantir o isolamento precoce de doentes.

“A Celer está preparada para incluir mais uma solução para o enfretamento da pandemia, apoiando a população brasileira na identificação precoce da COVID-19, além de auxiliar no processo de isolamento de pessoas infectadas. Esperamos que, em breve, nosso teste rápido esteja disponível nas farmácias e em outros estabelecimentos de saúde.”, afirma Isabela Lazareff, Gerente de Produtos da Celer Biotecnologia.

Celer Solução Total COVID-19

A Celer disponibiliza em seu portfólio os testes de RT-PCR SARS-CoV-2 e os testes rápidos de antígenos e anticorpos.

Celer Biotecnologia

A Celer Biotecnologia é uma empresa mineira que atua no segmento de diagnóstico clínico humano e veterinário. Fundada em 2001 pelo pesquisador e engenheiro Dr. Denilson Laudares Rodrigues com objetivo de modernizar e automatizar processos de diagnóstico, a companhia desenvolve e entrega soluções inovadoras em diagnóstico rápido, de forma ágil e acessível, buscando gerar valor para a sustentabilidade do sistema de saúde.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar