Harmonização de arrozes para as ceias de final de ano: o melhor tipo de arroz para acompanhar carnes brancas e vermelhas

Tio João dá dicas de arrozes que combinam com cada tipo de carne e compartilha receitas especiais para o Natal e o Ano Novo

O arroz é um dos alimentos mais consumidos durante todo o ano e, claro, não poderia ficar de fora das celebrações de Natal e Ano Novo. Versátil, o grão permite inúmeras combinações e protagoniza grandes receitas, dignas de datas memoráveis como as do período. Mas diante de tantas possibilidades e o desejo de inovar nas apresentações, a partir de pratos que vão além do tradicional arroz branco, às vezes surge a dúvida de qual seria a variedade mais apropriada para cada tipo de proteína.

Tanto o arroz vermelho quanto o arroz negro, por exemplo, possuem textura firme e sabor amendoado, podendo ser servidos quentes como acompanhamento para peixes, frutos do mar, carnes vermelhas, aves e pratos agridoces, defumados ou apimentados. Frios, combinam com sabores cítricos e refrescantes, ideal para pratos que levam folhas, frutas e verduras, como as saladas.

Já o arroz selvagem tem por característica ser um grão firme, com interior macio. Seu sabor, semelhante ao de avelãs torradas e chá preto, harmoniza com aves, carnes vermelhas, batatas assadas e carboidratos em geral. Pode ainda ser cozido e incorporado ao preparo de outros arrozes e pratos mais elaborados.

Agora, se o menu conta com carnes e frutos do mar ricos em condimentos, o aromático arroz jasmine é ideal para acompanhar pratos de sabores fortes e picantes. Seu aroma levemente delicado, que lembra flores de jasmim, faz com que ele harmonize também com receitas que levam frutas como abacaxi, leite de coco, ervas frescas e gengibre. O mesmo vale para o arroz basmati, que combina muito bem com pratos de sabor forte e marcante, a partir de seu aroma característico de nozes e paladar adocicado.

Pensando em contribuir com ideias e dicas para o preparo dos pratos das ceias de final de ano, que levam o arroz como base e podem acompanhar os tradicionais assados, a marca Tio João reuniu algumas receitas especiais, compartilhadas a seguir. Confira.

 

Risoto Bianco com Alho Doce e Pesto

Ingredientes

Para o alho doce:
1 cabeça de alho
1 colher (sopa) de Azeite Nova Oliva

Para o pesto:
1 maço de manjericão fresco
1 dente de alho pequeno
¾ de xícara (chá) de Azeite Nova Oliva
¼ de xícara (chá) de queijo parmesão
2 colheres (sopa) de pignoli, castanha de caju ou nozes

Para o risoto:
2 colheres (sopa) de Azeite Nova Oliva
1 cebola pequena picada
1 xícara (chá) de Arroz Tio João Variedades Mundiais – Carnaroli
½ xícara (chá) de vinho branco seco (100 ml)
Cerca de 1 litro de caldo quente de legumes
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
Sal e pimenta do reino
Pignoli ou castanhas para decorar

Modo de Preparo

Prepare o alho doce: tempere a cabeça de alho com azeite e embrulhe em papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido, a 220° C, por 30 minutos. Retire do forno, espere esfriar e descasque. Reserve.

Faça o pesto: bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma pasta.
Faça o risoto: em uma frigideira, aqueça o azeite e murche a cebola e o alho doce. Adicione o arroz e frite rapidamente. Despeje o vinho branco e mexa até que seque. Em seguida, vá juntando o caldo de legumes até cobrir o arroz e mexa sem parar, até secar. Repita esse processo até que o arroz fique “al dente”. Quando estiver cozido, desligue o fogo, adicione o queijo parmesão e, por último, a manteiga. Tempere com sal e pimenta. Sirva com o molho pesto e decore com pignoli ou castanhas.

 

Arroz de Forno com Bacalhau e Nata

Ingredientes

3 xícaras (chá) de Arroz Tio João 100% Grãos Nobres (540 g)
4 colheres (sopa) de Azeite Nova Oliva (60 ml)
1 cebola média picada
300 g de bacalhau dessalgado em lascas médias
Sal e pimenta a gosto
150 g de nozes picadas
150 g de queijo parmesão ralado
½ maço de salsa picada
300 g de nata (ou requeijão)
3 ovos cozidos cortados em rodelas
100 g de azeitonas pretas sem caroço

Modo de Preparo

Prepare o arroz de acordo com as instruções da embalagem, deixe esfriar e reserve. Em uma frigideira, aqueça o azeite e doure a cebola. Logo em seguida, junte o bacalhau e tempere com a pimenta. Caso necessário, adicione sal a gosto. Em uma tigela misture o arroz, o bacalhau, 100 g de nozes, o parmesão, a salsa picada e por último a nata. Coloque em um refratário. Por cima, disponha as rodelas de ovo, as azeitonas e o restante das nozes. Regue com azeite e leve ao forno preaquecido a 200°C até aquecer.

 

Dois Cereais à Tailandesa

Ingredientes

1 xícara (chá) de Arroz Tio João Variedades Mundiais – Selvagem (150 g)
Sal a gosto
1 xícara (chá) de Arroz Tio João 100% Grãos Nobres (170 g)
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (chá) de curry em pó
360 g de peito de peru defumado em cubos pequenos
½ abacaxi médio em cubos pequenos
½ xícara (chá) de vinho branco (100 ml)
4 ramos de salsa lavados e picados

Modo de Preparo

Prepare o arroz selvagem: lave os grãos, trocando a água várias vezes até que fique transparente. Coloque-os em uma panela média, acrescente 4 xícaras (chá) de água fria, 2 colheres (chá) de sal e leve ao fogo forte até abrir fervura. Abaixe o fogo e cozinhe com a panela semitampada por cerca de 35 minutos. Escorra o arroz e reserve-o.
Prepare o arroz tradicional: aqueça 2 colheres (sopa) de óleo em uma panela. Junte o arroz e deixe-o fritar, mexendo bem. Acrescente 2 xícaras (chá) de água quente e sal. Cozinhe em fogo alto até ferver. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos ou até que a água seque.

Enquanto isso, em uma frigideira já aquecida, esquente o curry por 30 segundos. Acrescente o peito de peru e o abacaxi (junto com o caldo que a fruta libera). Quando o abacaxi começar a murchar, acrescente o vinho e mexa por 5 minutos em fogo baixo. Desligue o fogo, misture os dois tipos de arroz ao molho, salpique a salsa e sirva em seguida.

Para conferir essas e outras receitas, acesse: https://tiojoao.com.br/receitas/ .

Para mais informações e para adquirir os produtos da marca Tio João, acesse: https://www.armazemtiojoao.com.br/ .

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar