“Atletas de verão”: prática esportiva exige cuidados para prevenir lesões

Neste período do ano, cresce o interesse das pessoas pelas atividades física, mas ortopedista explica que corpo deve estar preparado para evitar complicações à saúde

Quem é apaixonado pelo verão observa diversos encantos nessa estação, inclusive à prática de exercícios. Com mais incidência solar e as temperaturas elevadas, muitas pessoas aproveitam esse clima para incluir atividades esportivas na rotina. Contudo, é preciso adotar alguns cuidados para prevenir complicações à saúde.  

Segundo o ortopedista especialista em cirurgia do ombro e cotovelo e sócio da Clínica LARC, Dr. Layron Alves, há riscos para as estruturas ósseas e musculares para quem deseja começar ou recomeçar a prática de atividades físicas.

“Os chamados ‘atletas de verão’ devem tomar alguns cuidados, pois os períodos do ano que ficaram sem se exercitar prejudicam o preparo e o condicionamento do organismo, que podem ser fatores de risco para o surgimento de contusões. Por isso, a primeira recomendação é procurar uma avaliação médica especializada”, destacou o Dr. Layron.

Além disso, é importante ter acompanhamento de um profissional em educação física.

“Uma das principais causas para lesões é a prática incorreta de exercícios, por isso, deve-se buscar a orientação, ficar atento aos detalhes dos movimentos e utilizar roupas e calçados adequados”, ressaltou o ortopedista.

Sobretudo, o Dr. Layron pontua que antes de qualquer atividade é essencial preparar o corpo com exercícios de aquecimento e alongamento.

“O ideal seria que as pessoas já estivessem acostumadas à rotina esportiva, pois iniciar sendo sedentário aumenta as chances de lesão. Portanto, deve-se respeitar os limites do organismo e começar com intensidade leve e ir aumentando aos poucos”, comenta. 

“Aquecer e alongar é fundamental até para atletas experientes, o aquecimento pode ser feito com caminhadas, corridas ou bicicleta. Ainda, é importante dar atenção ao fortalecimento da estrutura muscular, principalmente dos ombros. E, no caso de sentir desconfortos, é imprescindível procurar um ortopedista”, finalizou o especialista.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar