Isabela ensina como fritar doces corretamente

Aprenda ainda como fazer Sonho e Bolinho de Chuva e coloque as dicas em prática

Tudo o que é frito é mais gostoso! Você concorda? Para algumas pessoas, a fritura traz mais sabor aos alimentos e, de fato, alguns pratos fritos podem ficar mais saborosos em comparação com os cozidos. Para os doces não é diferente. Porém, é importante que a fritura seja feita do jeito certo, caso contrário, você cria um sabor e textura indesejados.

Para ajudar nesta missão, Isabela, marca de massas, biscoitos e torradas da região Sul do País, traz para você dicas de como fritar doces corretamente e ainda ensina duas receitas: o Sonho Isabela e o tradicional Bolinho de Chuva.

Para começar, o método mais indicado para fritar doces é a fritura por imersão, ou seja, mergulhar o alimento em óleo quente. É importante estar atento à temperatura do óleo, pois se estiver em temperatura muito fria, deixará o alimento gorduroso. Já o óleo muito quente traz o risco de deixar o alimento cru por dentro.

Se você está fritando uma massa pré-cozida, como churros, por exemplo, o ideal é usar óleo mais quente, entre 170 °C e 180°C. Para o caso de massas cruas, uma temperatura mais baixa, entre 160 °C e 170°C, é ideal. Lembre-se de sempre retirar os pedacinhos de massa que ficam no óleo para manter a qualidade da fritura. Por fim, sempre que retirar os doces do óleo, coloque-os sob um papel absorvente para que reter o excesso de óleo.

Seguindo estas dicas de Isabela, você terá doces deliciosos e sequinhos. Agora, coloque as dicas em prática com duas receitas que vão encantar a família.

Confira o modo de preparo abaixo:


Sonho Isabela

Ingredientes

Massa

250 ml de leite morno
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
3 ovos
½ colher (chá) de sal
5 xícaras (chá) de Farinha De Trigo Isabela
Farinha De Trigo Isabela para polvilhar e sovar o quanto baste

Recheio

1 litro de leite
1 e ½ de xícara (chá) de Farinha De Trigo Isabela
1 xícara (chá) de açúcar
3 gemas peneiradas
1 colher (chá) de essência de baunilha

Para Fritar e Finalizar

Óleo para fritar por imersão o quanto baste
Açúcar de confeiteiro para polvilhar a gosto

Modo de Preparo

Massa:

– Em uma tigela grande, misture o leite morno e o fermento biológico, cubra com um pano de prato e aguarde 5 minutos.
– Acrescente o açúcar, a manteiga, os ovos e o sal. Misture bem e vá adicionando a farinha aos poucos.
– Transfira a massa para uma superfície lisa, polvilhada de farinha e sove por cerca de 15 minutos, em movimentos de estica e puxa, acrescentando se necessário mais farinha. A massa não pode estar grudando nas mãos e deve ficar bem lisa e uniforme.
– Retorne a massa para a tigela, agora polvilhada de farinha, cubra com o pano e deixe descansar em lugar quentinho. Aguarde até dobrar de volume, cerca de 1 hora.
– Porcione a massa em 20 partes iguais, boleie uma a uma, coloque em assadeira untada com farinha, uma distante da outra, pois irão dobrar de tamanho, cubra com o pano novamente e leve para um lugar quentinho para crescer mais uma vez.
– Aqueça o óleo para fritar por imersão. Atenção: pois a temperatura não pode estar muito quente. Frite ambos os lados dos sonhos até dourar e deixe escorrer em papel absorvente. Aguarde esfriar, corte ao meio sem separar as duas partes e recheie

Recheio:

– Em uma panela, misture bem o leite e a farinha de trigo.
– Adicione os demais ingredientes e leve ao fogo médio para cozinhar até virar um creme grosso.
– Mexa sempre durante o cozimento para evitar que grude no fundo da panela e crie grumos.
– Transfira o creme para uma tigela, cubra com filme plástico em contato com o creme e aguarde esfriar completamente. Refrigere.
– Na hora de rechear, retire o creme da geladeira e bata vigorosamente até ficar um creme maleável. Transfira o creme para um saco de confeiteiro e recheie os sonhos.

Dica:

– Deixe reservado um pouco mais de farinha para sovar a massa e/ou ajustar a textura da massa. Se quiser fazer o recheio de chocolate, adicione 60g de cacau em pó peneirado ao creme já pronto e ainda quente. Se preferir assar, use forno a 200º C por de 35 a 40 minutos.

Bolinho de Chuva

Ingredientes

Massa
2 e ½ xícaras (chá) de Farinha de Trigo Isabela
1 xícara (chá) de açúcar
½ colher (sopa) de fermento em pó químico
1 pitada de sal
3 ovos
150 ml de leite

À parte
Raspas de ½ limão
Óleo para fritar
Açúcar com canela a gosto para empanar

Modo de Preparo

Preparo da Massa

– Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos, peneirados.
– Junte os ovos e misture bem.
– Adicione o leite aos poucos, mexendo, até formar uma massa lisa e espessa. A massa tem que ficar em uma textura de brigadeiro de colher. Caso precise, adicione mais um pouco de leite.
– Coloque as raspas e reserve.

Fritando a Massa

– Aqueça óleo o suficiente para fritar os bolinhos por imersão em uma panela média ou uma frigideira de bordas altas. Deixe o fogo de médio para baixo.
– Com o auxílio de duas colheres pequenas, em colheradas, faça as bolinhas e frite até douradas.
– Seque em papel absorvente e passe no açúcar com canela. Sirva morno.

Para mais informações sobre a Isabela, acesse www.isabela.com.br

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar