Septoplastia – O que Esperar ? Quais os Benefícios?

Tudo O Que Você Precisa Saber!

septo nasal é a “parede” que fica no meio do nariz, separando o lado direito do lado esquerdo. É uma estrutura composta por uma cartilagem na frente e uma parte óssea fina atrás. O desvio do septo nasal é uma tortuosidade nessa estrutura; essa tortuosidade pode ser na cartilagem, no osso ou pode ser mista, como acontece na maioria das vezes.

desvio do septo nasal, essa tortuosidade, é algo extremamente comum e não é algo que precise, necessariamente, de uma correção. A correção é indicada apenas quando o paciente precisa de uma melhora na respiração ou quando apresenta algum sinal de que a respiração nasal está comprometida e com algum tipo de obstrução. Por exemplo, o paciente com rinite alérgica , roncos, respiração oral, apresenta a garganta ressecada, ou ainda quando a pessoa se cansa facilmente ao desempenhar alguma atividade física. São alguns dos casos em que podem indicar uma obstrução nasal.

Segundo o Dr. Mario Dossi, médico otorrinolaringologista, especialista em Rinoplastia, membro do corpo docente da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) – No adulto a obstrução nasal, por desvio do septo, é muito comum, mas na criança isso já não é tão frequente. Em se tratando de criança, já se pensa mais em hipertrofia da adenoide, conhecida popularmente como carne esponjosa, ou rinite alérgica nos casos crônicos de obstrução nasal.

Normalmente a cirurgia de septoplastia demora em torno de 40 a 60 minutos, na maioria das vezes se corrige o septo do nariz, ou seja, a parede central do nariz e também é retirado uma porção de uma estrutura localizada na parede lateral do nariz chamado concha ou cornetos inferiores ( turbinectomia).

Então se faz a septoplastia associada a turbinectomia. Às vezes é necessário fazer a correção da válvula do nariz, que é uma região que fica na parte anterior do nariz onde se situam as cartilagens laterais. Não é raro a pessoa tem com obstrução nasal apresentar outras causas que não somente o desvio septal.

Por isso, na avaliação antes cirurgia, nós fazemos uma verificação no interior do nariz para observar toda a anatomia e pontuar os fatores que estão envolvidos nessa obstrução. Fazemos alguns de testes para ver todo o funcionament nasalA cirurgia é relativamente rápida e dependendo do horário, o paciente pode ter alta no mesmo dia. O paciente volta para casa usando anti-inflamatório e analgésico, e também lavando o nariz com soro fisiológico. Em alguns dias o paciente já terá uma melhora bem significativa na respiração. Para as atividades habituais o paciente deverá esperar  entre 10 a 14 dias – completa o Dr. Mario Dossi.

Normalmente não é uma cirurgia dolorosa, e hoje se faz a cirurgia vídeo-assistida, e já não se usa mais o tampão, que era o que mais incomodava no pós-operatório.

Depois de realizada a cirurgia, decorrendo o tempo necessário para a recuperação completa, o paciente já poderá notar também uma melhora no olfato e no paladar, o sono passa a ter mais qualidade e sem interrupções, as crises de sinusite e rinite são reduzidas.

Respirando normalmente, o paciente terá mais fôlego, melhorando assim o desempenho esportivo e da prática de atividades físicas. Estes são alguns dos benefícios de uma septoplastia bem realizada.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar