30% dos brasileiros são hipertensos; saiba como prevenir a doença

O médico cardiologista Roberto Yano explica como prevenir e controlar a hipertensão arterial

Em tom de alerta, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apontou em 2021 que cerca de 30% dos brasileiros são hipertensos, condição potencialmente grave na qual a pressão do sangue exercida na parede das artérias ocorre acima do esperado, podendo sobrecarregar órgãos vitais como o coração, o cérebro e os rins. Quando não tratada, a hipertensão pode levar a insuficiência renal e cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio (IAM), além de outras doenças.

Para prevenção, o médico cardiologista Roberto Yano destaca a importância de hábitos saudáveis: “sabemos que o exercício físico reduz a pressão arterial. Sendo assim, tanto indivíduos hipertensos e não hipertensos deveriam fazer exercício de rotina. O mínimo preconizado é de se realizar 150 minutos de atividade física por semana. Outra coisa muito importante é ter uma dieta equilibrada, já que a alimentação influencia diretamente na pressão arterial e em toda a saúde do nosso corpo”, pontua.

Ao pautar uma dieta equilibrada, Roberto Yano destaca “alimentos saudáveis como frutas, hortaliças, oleaginosas, frangos e peixes”. Fritura, produtos com alto índice de sódio, doces industrializados e carne vermelha devem ser evitados.

O excesso de sal na dieta e o consumo de bebidas alcoólicas também são capazes de desencadear e intensificar quadros de hipertensão arterial. Segundo o médico cardiologista Roberto Yano, uma vez que a doença é diagnosticada, deve-se iniciar o tratamento imediatamente, seja através de mudança de estilo de vida, com melhora da alimentação, controle do peso, redução dos níveis de estresse e intensificação do exercício físico, e em alguns casos até iniciar com terapia medicamentosa associada.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar