No Dia Mundial do AVC, confira lista de vídeos no YouTube sobre o assunto para informar a população

O 29 de outubro é uma data internacionalmente conhecida como Dia Mundial do AVC. E para reforçar a importância da prevenção e do tratamento da doença, o YouTube listou seis vídeos de criadores presentes na plataforma – entre médicos e instituições de saúde renomadas – para conscientizar a população sobre o problema.

Os vídeos abordam as causas, os fatores de risco, sintomas e a urgência da busca por atendimento. Para se ter uma ideia da relevância da enfermidade na saúde pública, o acidente vascular cerebral é a segunda maior causa de morte no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo. 

As consequências mais graves do quadro podem ser evitadas com tratamento imediato, a fim de reduzir o potencial de sequelas e preservar ao máximo a saúde dos pacientes. Estima-se que aproximadamente 70% das pessoas não retornam ao trabalho após um AVC devido às sequelas, e 50% ficam dependentes de outras pessoas no dia a dia¹.

O AVC é um tema amplamente abordado pelas sociedades médicas e instituições de saúde na imprensa e nas plataformas digitais. Em especial na semana em que é lembrado. Segundo os dados coletados no Google Trends, as buscas pelo termo “AVC” tiveram um crescimento de 277% na semana seguinte ao Dia Mundial do AVC em 2020, entre 1 e 7 de novembro. Também graças à repercussão da morte de Tom Veiga – que interpretava o Louro José – atribuída à doença. 

Abaixo, alguns vídeos da plataforma que destrincham os principais pontos sobre o assunto:

1. Conscientização sobre AVC | Ao Vivão #25

Live do canal do Dr. Drauzio Varella, um dos maiores sobre saúde na plataforma, com participação da Dra. Sheila Martins, l presidente da Organização Mundial do AVC.

2. AVC ou Derrame Cerebral: Sintomas? O que fazer? Como prevenir?

Nesta semana, outro grande canal de saúde da plataforma, o Doutor Ajuda, fez uma live sobre o tema com o neurologista Dr. Eli Faria Evaristo, Doutor em ciências pela Faculdade de Medicina da USP.

3. AVC | Mitos e verdades

O HCor, uma das instituições médicas mais creditadas do país, também tem um vídeo em formato de mitos e verdades sobre o AVC em seu canal institucional.

4. AVC – O que é e qual o tratamento?

O canal do Hospital Albert Einstein também tem um vídeo rápido e educativo explicando o que é o AVC e como é conduzido o tratamento. Quem apresenta o tema é um dos especialistas da instituição, o neurologista Dr. Thiago Abud.

5. AVC – Causas, sintomas e tratamento | Sua Saúde na Rede

Oferecendo um panorama geral sobre o AVC, esse vídeo do Sua Saúde na Rede explora causas, sintomas e tratamento do derrame. 

 

1- Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares. Acidente Vascular Cerebral. Disponível em https://avc.org.br/noticias/acidente-vascular-cerebral/. Acesso em 25 de outubro de 2021

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar