Índice de inadimplência no varejo fecha em 7% em setembro e tende à estabilidade nos próximos meses
O Índice Meu Crediário mede mensalmente os níveis de inadimplência em cerca de 200 redes varejistas do país
A inadimplência do crediário no varejo de moda registrou um recuo de 10,09% em setembro em relação ao mês de agosto. O levantamento revela que 7,66% das parcelas do crediário estavam atrasadas entre 61 e 90 dias no encerramento do mês de setembro, enquanto o indicador era de 8,52% em agosto. Na comparação com setembro de 2020, houve um aumento de 16,24%, uma vez que o índice ficou em 6,59%. Os dados em questão são do Índice Meu Crediário, pesquisa mensal que mede os níveis de inadimplência em cerca de 200 redes varejistas do país.
Realizado pelo Meu Crediário – fintech especializada no setor – o levantamento possui um nível de confiança de 95%. Vale ressaltar ainda que o índice de inadimplência de setembro de 2021 refere-se às compras realizadas pelos consumidores em junho e que estão atrasadas entre 61 e 90 dias. Após esse período, o cliente já é considerado inadimplente pelos órgãos de proteção de crédito.
Segundo Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário, apesar do consumidor estar voltando às compras nas lojas de forma mais consciente, a tendência de queda da inadimplência deve desacelerar nos próximos meses. “O cliente do crediário, cujo perfil é de menor renda, está sofrendo um forte impacto por conta da inflação nos alimentos e outros itens essenciais. Algumas redes varejistas, se analisadas individualmente, já sinalizam uma tendência de alta, mas no conjunto das lojas o índice ainda está em queda. Por essas razões, acreditamos em um cenário de estabilidade nos próximos meses, com a possibilidade também de um pequeno avanço do índice”, explica.
Apesar do cenário econômico conturbado, o empreendedor revela que o panorama atual ainda traz boas oportunidades para as redes varejistas. “A procura dos consumidores por opções de compras parceladas deve aumentar daqui para frente. As lojas que tiverem a opção de crediário para o seu cliente terão um acréscimo de vendas. Inclusive, esse é um movimento que já começa a acontecer no setor com foco nas vendas de fim de ano”, aponta.
Em relação à queda da inadimplência registrada até setembro, Schneider explica que ela pode ser um reflexo da implementação do crediário digital em diversas lojas do País. “No Meu Crediário, por exemplo, passamos a disponibilizar um app para digitalizar ainda mais a modalidade e melhorar a experiência do cliente, uma vez que ele tem a opção de realizar o pagamento das parcelas via boleto bancário ou Pix. A integração dos dois ambientes (físico e digital) facilita bastante o recebimento das parcelas”, complementa.
Proprietário de um sistema de gestão especializado no crediário próprio multicanal e pioneiro na modalidade ‘buy now pay later’ no Brasil, o Meu Crediário idealizou o levantamento com intuito de trazer um panorama completo sobre o desempenho da modalidade no varejo de moda brasileiro. Dentro do setor, o crediário hoje representa em média 40% do faturamento dos lojistas.
Solução garante pagamento aos lojistas
A fim de aperfeiçoar a modalidade, a fintech também lançou recentemente o Meu Crediário Garantido, que oferece ao lojista a garantia do recebimento das parcelas do crediário, mesmo se o cliente não efetuar o pagamento. “Nossa expectativa é que mais lojas passem a buscar por essa solução, que também é operada pelas parceiras Tidas e Servipa. O serviço agrega mais tecnologia e praticidade na operação de vendas a prazo dos varejistas que já possuem crediário próprio”, finaliza Schneider.