Dia Mundial do Macarrão: chefs ensinam quatro receitas especiais

Uma das paixões do brasileiro, protagonista de refeições em famílias, românticas e nos pratos do dia a dia de crianças e adultos, o Macarrão, cujo Dia Mundial é celebrado em 25 de outubro, é quase unanimidade nos lares país afora.  Em entrevista divulgada pelo site da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), em agosto de 2020, já em contexto de pandemia, o presidente-executivo da entidade, Claudio Zanão, revelou que “o macarrão está presente em 99,3% dos lares brasileiros e o país é o terceiro produtor mundial do produto, aponta estudo da Organização Mundial de Pasta (IPO), perdendo só para Itália e EUA. Quanto ao consumo, o brasileiro consome cerca de 6 kg de massas por ano. Somos o quarto mercado consumidor de macarrão no planeta”.

Outro dado do consumo de macarrão nos lares brasileiros se destaca. De acordo com Zanão, levantamento sobre hábitos de consumo realizado pela Abimapi, em 2018, com a consultoria Kantar, identificou – numa amostra de 11.300 lares representativa de um contingente de 53 milhões de famílias em sete macrorregiões – que os brasileiros gostam de comer massas em casa.

“Do ponto de vista cultural, acreditamos que onde se gasta mais com macarrão é dentro do lar, talvez pela aceitação, pela praticidade em prepará-lo ou por ser nutritivo. O produto ainda é visto e lembrado como um alimento que reúne as famílias, como a macarronada de domingo”, compartilhou o presidente-executivo da Abimapi.

Para ajudar na missão de elaborar receitas fáceis e rápidas em casa, com o macarrão como estrela, os chefs abaixo listaram ingredientes e o modo de preparo de quatro deliciosas receitas.

 

RAVIOLONE DE BURRATA COM PESTO DE TAIOBA (Receita do chef Elízio Correa da Silva, do hotel Royal Tulip Brasília Alvorada)

Massa

100g Farinha de trigo

1 Gema de ovo caipira

6ml Azeite

1g Sal

1g Açafrão da terra

10 ml Água

 

Recheio

150g Queijo burrata

30g Folha de taioba

50g Creme de leite

20g Castanha de caju

Sal à gosto

2ml Azeite

3g Alho

5g Cebola

40g Queijo montanhês

5g Queijo gorgonzola

Modo de preparo da massa:                       

Misturar a farinha de trigo com a gema de ovo, azeite, sal e o açafrão da terra e água até dar o ponto. Deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Passar a massa no cilindro, rechear com a burrata temperada e moldar em aro de 40 cm.

Preparar o pesto de taioba             

Processar no liquidificar a folha da taioba branqueada com o azeite, queijo montanhes, castanha de caju, queijo gorgonzola e colocar sal a gosto.

Finalizar o prato                   

Refogar cebola e o alho em uma frigideira, acrescenta o pesto de taioba, finalizar com o creme de leite e acrescentar a massa. A massa deve ser pré-cozida no momento de ser inserida no molho.

PALHA E FENO AO MOLHO DE TOMATE SECO (Receita do chef Ricardo Albuquerque, do hotel Golden Tulip Natal Ponta Negra)

Ingredientes palha:

200g- farinha de trigo

2 unidades- ovo

Modo de preparo da palha:

Peneire a farinha em uma bancada lisa, faça uma cavidade no centro e acrescente os ovos, trabalhe a massa até ficar lisa, embrulhe em papel filme e deixe descansar por 30 minutos. Abra a massa e corte formando o macarrão. Cozinhe em água fervente com sal, aproximadamente 6 minutos.

Ingredientes feno:

220g- farinha de trigo

2 unidades- ovo

½ maço – espinafre

Modo de preparo do feno:

Cozinhe as folhas de espinafre com o mínimo de água possível, depois de frio esprema para tirar o excesso de liquido. Bata no processador junto com os ovos. Peneire a farinha em uma bancada lisa, faça uma cavidade no centro e acrescente os ovos, trabalhe a massa até ficar lisa, embrulhe em papel filme e deixe descansar por 30 minutos. Abra a massa e corte formando o macarrão. Cozinhe em água fervente com sal, por aproximadamente 6 minutos.

Molho tomate seco

Ingredientes:

100g- tomate seco

20g- cebola roxa

1/3- maço manjericão

1 dente – alho

30 ml- azeite de oliva extra virgem (pode usar o azeite do tomate seco)

50 ml- molho de tomate

1 g- alecrim

Modo de preparo:

Refogue no azeite o alho e a cebola até dourar, acrescente o tomate seco picado grosseiramente e o alecrim, refogue mais um pouco. Coloque o molho de tomate e o manjericão, acerte o sal e a pimenta do reino. Com o macarrão já cozido coloque o molho por cima, mais umas folhas de manjericão e queijo

parmesão ralado.

TALHARIM COM FRUTOS DO MAR (Receita do chef José Marx, do hotel Royal Tulip JP Ribeirão Preto)

Ingredientes:

90g de Talharim
5 unidades de camarão Rosa
110g de Lula
200g de tomate concasse
40g de leite de coco
15ml de azeite
2 dentes de alho
Salsinha, manjericão, sal, pimenta, alecrim à gosto

Modo de preparo:
Cozinhe o talharim até ficar al dente e reserve. Cozinhe a lula com alecrim, louro e 1 dente de alho por 40 minutos. Escorra e reserve o caldo. Em uma frigideira, saltear com azeite o alho picado e o camarão. Acrescentar o tomate concasse até murchar. Acrescentar 1 concha de caldo da lula e o leite de coco. Acrescentar a lula e o talharim. Finalizar com salsinha e manjericão

ESPAGUETE COM FRUTOS DO MAR (Receita do chef Cecílio Gomes, do hotel Golden Tulip São José dos Campos) (Serve uma porção)

Ingredientes:

150g – Espaguete cozido

50g – Robalo ou badejo

2 unidades – Mexilhão

2 unidades – Camarão

30g – Polvo

Sal a gosto

Pimenta a gosto

30ml – Azeite

20g – Alho

20g – Cebola

100ml – Molho de tomate caseiro

20ml – Vinho branco

Coentro picado a gosto

Puxar no azeite e alho os frutos do mar e o peixe, flambar no vinho branco. Colocar o molho de tomate, o espaguete cozido, o coentro e corrigir o tempero.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar