Cinco benefícios dos tratamentos ortodônticos para idosos

Cada vez mais adultos e idosos estão se beneficiando da correção, mesmo que tardia, de problemas de má oclusão

Já faz algum tempo que os tratamentos ortodônticos deixaram de ser coisa de criança e de adolescentes. Cada vez mais adultos e idosos estão se beneficiando da correção, mesmo que tardia, de problemas de má oclusão como dentes apinhados, mordida aberta, mordida cruzada, sobremordida, prognatismo e diastemas. Corrigir as más oclusões melhora a respiração, a qualidade do sono, a mastigação, deglutição, fonoarticulação e muito mais.

“Por mais que a movimentação do tecido ósseo seja mais lenta em adultos e idosos, o que diminui a velocidade da movimentação dos dentes, os tratamentos ortodônticos são recomendados e muito bem sucedidos nessa faixa etária”, afirma a Dra. Stella Faria Dumke, ortodontista, ortopedista funcional dos maxilares, odontopediatria e Invisalign Top Doctor.

Entre os benefícios mais comuns dos tratamentos ortodônticos em idosos, vale destacar: 

1. Correção da mordida e do contato entre os dentes. Ajustar o posicionamento dos dentes ajuda e muito na melhoria da qualidade de vida de adultos e idosos. As má oclusões estão diretamente relacionadas à queixas como apneia do sono, por exemplo. Por isso, a correção dos dentes melhora significativamente a qualidade de vida do paciente.

2. Preservação das funções do sistema estomatognático.  Com o passar dos anos, devido ao envelhecimento, acontecem perdas musculares, articulares e ósseas. Essas perdas prejudicam significamente as funções como a respiração, sucção, mastigação, deglutição, fonoarticulação e acabam também impactando no posicionamento dos dentes e vice-versa.

3.  Preparação para prótese e implante. Aparelhos ortodônticos atuam como preparação para abrir espaço e preparar a boca do paciente para que ele receba próteses ou implantes.

4. Tempo menor de tratamento. Atualmente, há no mercado tratamentos ortodônticos modernos, como os alinhadores transparentes Invisalign, por exemplo. Com esses novos recursos é possível ter previsibilidade no resultado e  reduzir consideravelmente a duração do tratamento mesmo em adultos e idosos.

5. Estética e conforto. Não há limite de idade para almejar a  conquista de um sorriso bonito, harmonioso e funcional. Além da melhoria das funções do sistema estomatognático como um todo, corrigir os dentes ajuda muito a elevar a autoestima das pessoas, independente da idade.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar