Efeito Sanfona na Saúde

Falamos sempre do efeito sanfona, mas como ele acontece? Quando homens e mulheres ficam em um ciclo de ganho e perda de peso ininterrupto e muitas vezes sem controle acontece o efeito sanfona (fica cheia e vazia alternadamente). Para entender como isso funciona, vale pensar por que ingerimos uma proporção muito maior de alimentos do que a quantidade que engordamos?

“Por exemplo, se você come 1kg ao todo de comida por dia, no final de um mês deveria ter engordado 30kg certo? Isso não acontece pois existe o metabolismo, que é o grande responsável por eliminar todo esse alimento”, afirma Dr. Elifas Rodrigues, médico da Clinica Benessere.


Em geral esse metabolismo atua da seguinte forma:

  • 26% consumido pelo fígado;⠀
  • 26% pelos músculos esqueléticos;⠀
  • 23% pelo cérebro;⠀
  • 8% pelo coração;⠀
  • 17% por outros órgãos e funções fisiológicas.


Se o processo de emagrecimento não for bem elaborado, pode causar um catabolismo acentuado, ou seja, ocasionar a perda de massa muscular. “Para evitar esse efeito indesejado, o ideal é personalizar sua dieta com um exame de calorimetria indireta, que é capaz de medir a taxa metabólica de repouso de cada pessoa, com base na diferença entre a quantidade de oxigênio inspirado e expirado pelos pulmões’, completa Dr. Alisson Melo, médico da Clínica Benessere.

Dessa maneira, calcula-se, de forma precisa, a quantidade de calorias que estão sendo “queimadas” em repouso, ajudando assim a evitar a perda de massa magra e a otimizar a queima de gordura, já que esse exame é capaz de fazer uma leitura metabólica para um ajuste personalizado na sua dieta.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar