Efeito Sanfona na Saúde
Falamos sempre do efeito sanfona, mas como ele acontece? Quando homens e mulheres ficam em um ciclo de ganho e perda de peso ininterrupto e muitas vezes sem controle acontece o efeito sanfona (fica cheia e vazia alternadamente). Para entender como isso funciona, vale pensar por que ingerimos uma proporção muito maior de alimentos do que a quantidade que engordamos?
“Por exemplo, se você come 1kg ao todo de comida por dia, no final de um mês deveria ter engordado 30kg certo? Isso não acontece pois existe o metabolismo, que é o grande responsável por eliminar todo esse alimento”, afirma Dr. Elifas Rodrigues, médico da Clinica Benessere.
⠀
Em geral esse metabolismo atua da seguinte forma:
- 26% consumido pelo fígado;⠀
- 26% pelos músculos esqueléticos;⠀
- 23% pelo cérebro;⠀
- 8% pelo coração;⠀
- 17% por outros órgãos e funções fisiológicas.
⠀
Se o processo de emagrecimento não for bem elaborado, pode causar um catabolismo acentuado, ou seja, ocasionar a perda de massa muscular. “Para evitar esse efeito indesejado, o ideal é personalizar sua dieta com um exame de calorimetria indireta, que é capaz de medir a taxa metabólica de repouso de cada pessoa, com base na diferença entre a quantidade de oxigênio inspirado e expirado pelos pulmões’, completa Dr. Alisson Melo, médico da Clínica Benessere.
Dessa maneira, calcula-se, de forma precisa, a quantidade de calorias que estão sendo “queimadas” em repouso, ajudando assim a evitar a perda de massa magra e a otimizar a queima de gordura, já que esse exame é capaz de fazer uma leitura metabólica para um ajuste personalizado na sua dieta.