Receitas e dicas para um intestino ‘feliz’

O papel dos alimentos vai muito além de nos saciar. Uma alimentação saudável e variada garante uma boa nutrição e o funcionamento adequado de todo o corpo.

Planejar as refeições contribui para a manutenção de uma rotina alimentar adequada e saudável, já que ter “comida fresca de verdade” ao alcance ajuda a evitar alimentos industrializados ou ultraprocessados. Apesar de durarem mais tempo e serem mais práticos, esses alimentos tendem a ser menos nutritivos, mais calóricos, com maior teor de gordura, açúcares, sal, corantes e conservantes.

“A alimentação baseada em industrializados, refrigerantes, fast-food, pode comprometer imunidade e contribuir com o desenvolvimento de doenças crônicas. A dica é: descasque mais e desembale menos”, orienta Camila Manzolini Padilha, nutricionista clínica com atuação em medicina preventiva.

A nutricionista explica que o consumo de alimentos frescos e naturais (verduras, legumes, frutas, cereais integrais, oleaginosas) fornecem vitaminas e minerais indispensáveis para a promoção da saúde, auxiliam na perda de peso por causarem maior saciedade, além de melhorar a função intestinal.

“O intestino é o órgão mais sensível do corpo, nosso “segundo cérebro”. Assim, o bom funcionamento intestinal está associado à alimentação natural, rica em fibras, boa hidratação, prática regular de atividade física e sono reparador”, explica Camila.

Uma dica para aumentar o aporte de fibras é incrementar a alimentação com aveia, sementes de linhaça, chia, gergelim, semente de abóbora também! Salpique em frutas, iogurtes naturais, vitaminas de frutas, tapiocas, purês, saladas cruas ou refogadas e sopas.

Gorduras de boa qualidade como azeite extra virgem, abacate, castanhas, nozes, macadâmia, linhaça, chia, gergelim, peixes como sardinha, atum, salmão agem como “lubrificantes”, melhorando o trânsito intestinal, além de serem considerados alimentos anti-inflamatórios, restabelecendo o equilíbrio das defesas naturais do corpo.

Boa hidratação

Muitas pessoas não têm o hábito de beber água em quantidade adequada diariamente. A dica da nutricionista para garantir uma boa hidratação é preparar em casa uma água saborizada, adicionando em uma jarra com água hortelã, canela, rodelas de limão, laranja e gengibre.

A sede, explica ela, já é um sinal de desidratação. A recomendação para pessoas saudáveis é beber 30ml de água por quilo. Logo, uma pessoa que pesa 70 quilos, por exemplo, deve ingerir 2100 ml de água por dia.

“O consumo de probióticos (cepas de bactérias benéficas ao organismo, que colonizam a microbiota intestinal) pode ser de fonte natural como kefir, kombucha, iogurte natural, ou ainda na forma de suplementação, onde a origem, o processo de fabricação e a garantia de que as cepas cheguem vivas até o intestino é mais garantida, está disponível no mercado como cápsula, pó e comprimido mastigável. Eles auxiliam na regulação intestinal e contribuem para o bom funcionamento do organismo, refletindo inclusive, na imunidade”, finaliza a nutricionista.

Receitas

Camila separou duas receitas para preparar em casa de maneira fácil e que vão ajudar no bom funcionamento do intestino.

Bolinha de Frango

Ingredientes

  • 400 gramas de frango desfiado
  • 200 gramas de requeijão ou coalhada seca
  • 100 gramas de queijo mozarela ou prato ralado
  • 100 gramas de gergelim

 

Modo de preparo

Misture o frango desfiado, o requeijão (ou coalhada) e o queijo. Com a ajuda de uma colher modele em bolinhas e passe no gergelim. Asse em forno pré-aquecido ou em fritadeira elétrica.

 

Cookies Caseiros

Ingredientes

  • ¾ de xícara de pasta de amêndoas
  • 3 colheres de sopa de farinha de aveia
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo ou côco
  • Chocolate amargo em gotas ou frutas secas

 

Modo de preparo

Misture os ingredientes, faça bolinhas, amasse com garfo e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 30 a 40 minutos.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar