A manipulação

Muito já se escreveu sobre manipulação.

Muito já se discutiu sobre manipuladores.

Muitos já se sentaram no sofá de um psicólogo (psiquiatra, analista ou afim), para descobrir meios de entender e não se deixar levar pelas chantagens por eles (manipuladores) perpetradas.

Alguns desses manipuladores conseguem lidar com esses “controladores” sem que as suas identidades sejam afetadas, ou até mesmo destruídas.

Outros, no entanto, fracassam a ponto de não se reconhecerem, pois passaram a viver à sombra dos “dominadores”; dedicam suas vidas a satisfazer as suas vontades (ou seriam caprichos?), sob pena de serem responsabilizados pelo “sofrimento do coitadinho” (do manipulador).

E não pensem que a falta em atender às suas reivindicações irá se restringir às palavras. NÃÃÃOOO!

Os manipuladores irão gritar, chorar, espernear e, com a voz embargada, tentarão imputar a quem ousou contestá-los a culpa pela sua infelicidade.

E pior, conseguirão !

E, de concessão em concessão, lá se vai o que restou do amor próprio dos manipulados, da autoestima e da dignidade. E, com eles, irão também, a vontade de se autoproteger e se amar.

Eis que, de repente, “não mais que de repente”, sem perceberem se dão conta de que foram transformados em fantoches, manuseados ao bel prazer por quem se acha “o dono do mundo”, dos seus mundos; e permanecem à mercê dos seus desvarios, subjugados à sua existência, porque, afinal, eles são tudo o que os manipuladores precisam.

E o que fazer quando percebem que foram uns joguetes nas mãos de alguém ?

PROCURAR AJUDA.

Pois, muito embora às vezes saibam o que fazer, preferem desistir de toda e qualquer tentativa de se libertarem de “tão amáveis criaturas”.

Só que um dia a ficha cai, e notam que não dá mais para desempenhar aquele papel “tão útil” que alimenta egos doentes…e vão à luta…pela sua vida…pela sua saúde mental…pela sua paz.

É um caminho longo e dolorido a se percorrer, mas, acreditem…vai passar !

A dor ?….a dor faz parte !

E sejam felizes…

De novo!

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar