7 transtornos mentais retratados em novelas – Afina Menina – Um Portal para todas Nós

7 transtornos mentais retratados em novelas

por Márcio Magalhães

Tida por muitas pessoas como exageradas, dramáticas e, por vezes, cheias de clichês, as telenovelas podem representar problemas que encontramos facilmente em nossa volta. Continue sua leitura e veja alguns personagens com transtornos mentais retratados nas telinhas.

As telenovelas são, ainda hoje, grandes vitrines da vida real. Nela vemos de tudo: da mocinha que sofre por seu amor impossível ao vilão que dedica seus dias a atrapalhar a vida de seu inimigo. Mas, apesar de os autores usarem e abusarem da imaginação para escrever suas histórias, há representações bastante fiéis de problemas da vida real. É o caso de personagens que vivem algum tipo de perturbação psicológica. Para que você entenda melhor a realidade de portadores destes males, listei alguns personagens que ganharam destaque por enfrentar a rotina de quem sofre de transtornos mentais.

1. Esquizofrenia (Caminho das Índias, 2009)

Um personagem que ganhou grande destaque na trama da autora Glória Perez e expôs com maestria a realidade da esquizofrenia foi Tarso, interpretado pelo ator Bruno Gagliasso. Pressionado agressivamente pela família para que ocupasse uma posição executiva na empresa da família, o jovem vem a desencadear o transtorno que, por seus sintomas bastante agressivos e insanos, sofre ainda mais com a rejeição dos que o cercam. Mas, sempre compreendido e amparado por Tonia (Marjorie Estiano), Tarso mostra que esse transtorno merece (e deve) ser levado muito a sério, sempre com o apoio e acolhimento da família.

Tarso (Bruno Gagliasso) na novela Caminho das Índias (2009) – Imagem: Portal G1

 

2. Autismo (Éramos Seis, 2019)

Justina, personagem brilhantemente vivida pela atriz Julia Stockler trouxe à tona um tema muito importante e, ainda, pouco abordado na dramaturgia: o autismo. Na novela, a jovem sofria com o preconceito de sua própria família, em especial por parte de sua mãe, Emília (Susana Vieira), que tratava a filha como doente mental incurável e, por medo ou mesmo vergonha, a mantinha reclusa em casa. Com delicadeza e sensibilidade, a personagem foi conquistando seu espaço e mostrando que esse tipo de transtorno não tem nada de anormal, pelo contrário, Justina era facilmente capaz de conviver em sociedade, amar e ser feliz.

Julia Stockler como Justina, na novela Éramos Seis, da TV Globo (2019) – Imagem: Portal Gshow

 

3. Cleptomania (América, 2005)

Vendo seu casamento desmoronar pela infidelidade do marido, Haydée acaba por desenvolver o hábito de furtar coisas. A cleptomania, transtorno trazido à trama pela autora Glória Perez, é um problema caracterizado pela apropriação de objetos alheios, a fim de satisfazer-se com tal ato. Na novela, com parte da trama já adiantada, seu transtorno é descoberto, fazendo com que Haydée buscasse o devido tratamento.

Cena da personagem Haydée (Christiane Torloni) na novela América (2005) – Imagem: Portal Veja

 

4. Psicopatia (A Favorita, 2008)

Fria, calculista, egocêntrica e dissimulada, a personagem Flora, interpretada por Patrícia Pillar, reúne essas e outras características comuns em um psicopata. Ao longo da trama, é possível ter a certeza de que a vilã sofre deste mal, a cada passo seu em busca de alcançar seu plano de vingança.

Patrícia Pillar interpretando a psicopata Flora na novela A Favorita (2008) – Imagem: Portal G1

 

5. Transtorno de Ansiedade (Salve-se Quem Puder, 2020)

Já tendo passado pela experiência da internação, a personagem Úrsula (Aline Dias), sofre crises de ansiedade, tido por muitos especialistas como o mau do século. Tudo piora ainda mais quando percebe o risco de perder o amor de seu namorado e, devido a seu transtorno, a jovem abusa dos medicamentos “tarja preta”.

Cena de Úrsula (Aline Dias) durante a novela Salve-se Quem Puder (2020) – Imagem: Portal Gshow

 

6. Transtorno bipolar (A Regra do Jogo, 2015)

O autor João Emanuel Carneiro trouxe um tema bastante importante na novela A Regra do Jogo, que foi ao ar entre 2015 e 2016. A personagem, interpretada por Bárbara Paz, perpassou por diversos picos de humor, indo de uma alegria descomunal até momentos de tristeza e melancolia profundas. Esses comportamentos são bastante comuns e habitualmente se encaixam no diagnóstico do transtorno.

Bárbara Paz como a personagem Nelita, na novela A Regra do Jogo (2015) – Imagem: Portal Gshow

 

7. Doença de Anzheimer (Órfãos da Terra, 2019)

Na novela, o personagem Mamede, interpretado pelo ator Flávio Migliaccio, sofre de uma doença muito mais comum do que se pensa: a doença de Alzheimer. O idoso padece muito por perceber que seus netos sofrem com as dificuldades da doença. Em dado momento da trama, em uma cena que tocou o público e ganhou destaque, Mamede foge de casa e acaba perdido. O fim da trama traz o personagem sendo “adotado” por um amigo, por não mais reconhecer seus familiares.

Flávio Migliaccio interpretando seu personagem da novela Órfãos da Terra (2019) – Imagem: Portal Gshow

 

Vale lembrar que estes personagens são resultado da livre criação dos autores, não apresentando, por vezes, um absoluto seguro compromisso com a realidade. Por esse motivo, não é adequado seguir comportamentos apresentados nestas obras a fim de buscar a resolução do transtorno. Quaisquer transtornos mentais DEVEM ser diagnosticados e tratados por profissionais capacitados. Ao primeiro sintoma de que sua saúde mental não está bem, procure um profissional da psicologia.

 

Obrigado por sua leitura e até semana a que vem!

Importante
Os textos de nossos colunistas não refletem necessariamente a opinião do Portal Afina Menina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *