Shampoo em barra, a nova tendência em cuidado com os cabelos – Afina Menina – Um Portal para todas Nós

Shampoo em barra, a nova tendência em cuidado com os cabelos

*por Isadora Alves Teixeira

A cada dia, mais consumidores estão comprometidos e conscientes do que compram. Por isso, diversas indústrias adotam novas formas de produzir soluções e produtos sustentáveis. A indústria da beleza, por exemplo, aposta cada vez mais em itens que respeitam o meio ambiente, como produtos de higiene pessoal e cosméticos que utilizam ingredientes naturais e materiais biodegradáveis ​​no processo de fabricação. Essas inovações contribuem para diminuir os níveis de poluição das águas e para a redução de plásticos.

Um exemplo disso é o shampoo em barra. Embora seu uso tenha sido registrado pela primeira vez por volta de 1940, só hoje em dia que ele se tornou uma das últimas tendências em produtos para os cabelos. Sem dúvida, sua grande vantagem é minimizar a geração de resíduos plásticos por serem acondicionados em papel ou papelão, ambos materiais mais fáceis de reciclar e, às vezes, também biodegradáveis. Algo muito positivo, se levarmos em conta que a quantidade de plástico que entrará no oceano anualmente aumentará de 11 milhões para 29 milhões de toneladas nos próximos 20 anos, segundo o estudo Breaking the Plastic Wave, desenvolvido pelo The Pew Charitable Trusts e SYSTEMIQ.

Além das questões relacionadas à poluição de mares e oceanos, é importante destacar que esse tipo de produto, que se popularizou no mercado, também economiza água. O shampoo líquido é composto por até 80% de água e, no caso do condicionador, até 95%, enquanto as barras são concentradas, o que permite uma maior duração.

Porém, a verdade é que existem vários tipos de shampoos com funções e características específicas para diferentes tipos de cabelo — o importante é escolher aquele que se adapta a cada preferência. Alguns ingredientes são fundamentais para esse tipo de produto, como aqueles que auxiliam no tratamento e nutrição dos cabelos.

Em nosso portfólio, temos dois ingredientes-chave que podem ser utilizados em shampoos sólidos: o Lamesoft® PO 65, biolipídio restaurador que auxilia no sensorial dessas formulações ao proporcionar uma espuma rica e cremosa, e que auxilia na penteabilidade, redução de frizz e volume; e o Irwinol®, que é uma nutritiva manteiga de mango com poder de hidratação superior à manteiga de karitê.

* Isadora Alves Teixeira é engenheira química e analista de marketing de Personal Care da BASF para a América do Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *