Vacina da gripe protege pacientes asmáticos contra novas internações

Com o início das campanhas de vacinação contra a gripe (influenza) no mês de abril, muitos pacientes que convivem com doenças do sistema respiratório, como a asma, se questionam se devem ou não receber o imunizante. A falta de conhecimento sobre a interação entre as duas doenças gera receio e muitas dúvidas a respeito da proteção dos pacientes. O que poucos sabem é que pessoas que têm essa condição crônica são, na realidade, muito beneficiadas pela vacina.

A asma, sozinha, apresenta índices de internação muito significativos. Segundo o DATASUS, a doença é a quarta maior causa de hospitalizações no Brasil¹. São aproximadamente 350 mil casos por anoi, que ocorrem, principalmente, pela falta de tratamento e controle adequado da condiçãoiii. De acordo com a Comissão de Asma da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), apenas 12% dos brasileiros com asma têm a doença controlada[ii]. Nos pacientes asmáticos graves não controlados, as crises são três vezes mais frequentes e, normalmente, apresentam risco de vida[iii].

Quando combinado à flu season (temporada da gripe) – isto é, a época de maior incidência das infecções respiratórias causadas pelo vírus influenza – o cenário costuma piorar. Isso acontece porque as infecções virais são um dos principais fatores de risco para novas crises de asma. O vírus influenza age diretamente nas células pulmonares, então o asmático grave, que já tem o sistema respiratório mais fragilizado, tende a sofrer com mais complicações[iv][v][vi].

“O paciente que não tem um bom controle da asma ou não realiza o tratamento adequado pode ter sérias complicações, como a pneumonia viral ou bacteriana e a insuficiência respiratória aguda, e necessitar de internação e cuidados intensivos”, explica Elie Fiss, médico pneumologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e professor titular da disciplina de Pneumologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).

A vacinação contra a gripe é a melhor maneira de se proteger contra as infecções causadas pelo vírus influenza e evitar essas situações que envolvem crises graves e hospitalizações. “Com exceção de pessoas alérgicas aos componentes da vacina, todos devem receber o imunizante. Caso o paciente esteja apresentando febre ou algum sintoma característico da crise asmática, é recomendado que consulte o médico antes de ser imunizado. Mas em um estado saudável, ele deve procurar algum órgão do sistema de saúde e receber a dose anualmente”, explica Fiss. Por serem pacientes de risco, os asmáticos fazem parte do grupo prioritário nas campanhas nacionais de prevenção, incluindo a da gripe.

“Precisamos incentivar cada vez mais a vacinação de pacientes com asma e outras doenças crônicas. A vacina contra influenza é segura, apresenta alta taxa de proteção, diminui consideravelmente o número de infecções e, consequentemente, reduz a quantidade de crises dos asmáticos”, finaliza o pneumologista.

 

Referências

[i] Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria Nacional de Ações Básicas. Estatísticas de saúde e mortalidade. Brasília: Ministério

da Saúde; 2005

[ii] Cançado JED, Penha M, Gupta S, Li VW, Julian GS, Moreira ES. Respira project: Humanistic and economic burden of asthma in

Brazil. J Asthma. 2019;56(3):244-251. https://doi.org/10.1080/02770903.2018.1445267

[iii] Price D, Fletcher M, Van Der Molen T. Asthma control and management in 8,000 European patients: the REcognise Asthma and LInk to Symptoms and Experience (REALISE) survey. NPJ primary care respiratory medicine. 2014 Jun 12;24:14009.

[iv] Skarbinski J, Jain S, Bramley A, Lee EJ, Huang J, Kirschke D, et al.Hospitalized patients with 2009 pandemic influenza A (H1N1) vírus infection in the United States–September-October 2009. Clin Infect Dis. 2011;52 Suppl 1:S50-S59. ttps://doi.org/10.1093/cid/ciq021

[v] Vasileiou E, Sheikh A, Butler C, El Ferkh K, von Wissmann B, McMenamin J, et al. Effectiveness of Influenza Vaccines in

Asthma: A Systematic Review and Meta-Analysis. Clin Infect Dis. 2017;65(8):1388-1395. https://doi.org/10.1093/cid/cix524

[vi] Cates CJ, Rowe BH. Vaccines for preventing influenza in people with asthma. Cochrane Database Syst Rev. 2013;(2):CD000364.

https://doi.org/10.1002/14651858.CD000364.pub4

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar