Varizes durante gravidez? Saiba mais sobre esse problema que afeta muitas mulheres

Uma reclamação muito comum nos consultórios médicos é o aumento das varizes, principalmente na região das pernas, durante a gestação. “A gravidez é o período no qual ocorre o maior aumento das varizes, isso é muito comum e tem explicação. Durante esse período o corpo da mulher passa por algumas modificações para receber e desenvolver o bebê. A primeira delas é uma sobrecarga de hormônios que favorecem a dilatação das veias, a segunda é o aumento do volume da circulação para poder nutrir o corpo da mãe e do bebê em desenvolvimento. Por fim, a terceira modificação é com o crescimento do útero que após o sexto mês começa a dificultar a circulação de retorno das pernas. Somadas, esses três motivos são os responsáveis pelo aumento das varizes e dos vasinhos durante a gravidez”, explica Dr. Gustavo Marcatto, médico vascular e referência na área.

 Em resumo, as varizes são veias dilatadas que já não são capazes de realizar adequadamente sua função de levar a circulação de volta ao coração. As varizes geralmente comprometem mais as pernas, que podem causar dor e, além de mexer com a autoestima. “A maioria dos casos de varizes é observada no sexo feminino e pode ser causada por histórico familiar, obesidade, tabagismo, sedentarismo, uso de pílulas anticoncepcionais e também gravidez”, complementa Dr. Gustavo Marcatto.

 

Os principais sintomas são: aparecimento de veias azuladas e muito visíveis; agrupamento de pequenos vasos avermelhados; sensação de peso nas pernas, sensação de pernas ardendo, câimbras, inchaço nas pernas, em especial ao final do dia. “Além de afetar a aparência, a doença causa inchaço, dor, cansaço e pode levar a feridas e até trombose”, explica Dr. Gustavo.

 Não existe uma regra, mas com alguns comportamentos é possível ajudar a prevenir varizes. “É muito importante que durante a gravidez seja mantida uma alimentação saudável com boa hidratação, exercícios físicos regulares conforme as limitações obstétricas e o uso da meia elástica são muito importantes para prevenção nesse período. O importante é sempre consultar um médico”, complementa Dr. Gustavo.

 Em relação ao tratamento de varizes durante a gestação, o Dr. Gustavo explica: “A gravidez é um momento muito especial para a mulher. Hoje existem técnicas que podem ser realizadas durante a gestação, porém apenas em casos excepcionais. O ideal é que o tratamento seja realizado antes e engravidar para melhorar a qualidade do pré-natal e evitar as complicações com inchaço e trombose”.

 As varizes teoricamente, e na maioria dos casos, não causam problemas para a saúde do bebê, porém, complicações decorrentes dela merecem atenção. Como, por exemplo, maior o risco de desenvolver trombose.

 

Casos

 A modelo e digital influencer, Andressa Suita, procurou o Dr. Gustavo Marcatto, médico vascular e referência na área, para realizar um tratamento de varizes com a técnica de CLaCS. Ela é mãe do Gabriel, de 2 anos, e Samuel, de 1 ano, frutos do relacionamento com o sertanejo Gusttavo Lima, e contou que durante as gestações apareceram algumas varizes e vasinhos, que causavam dores e cansaço nas pernas.  

Eu tive algumas varizes na gestação, algumas não, várias rs. Ele fez uma mágica nas minhas pernas com lazer e aplicação de CLaCS e a gente completou também com glicose. Ele clareou bastante e não dói”, contou Andressa após o procedimento.

 “A técnica de CLaCS é realizada no próprio consultório e não precisa de cirurgia em hospital, não precisa de corte e nem de repouso. Eu uso laser e no mesmo procedimento já é possível eliminar as varizes e os vasinhos. Resolvemos o problema todo com um tratamento e a paciente pode manter a rotina de atividades sem nenhuma restrição, sem risco de trombose, sem manchas”relata Dr. Gustavo.

 Outra famosa que também passou por isso foi a esposa do cantor sertanejo Zé Neto, Natália Toscano relata que durante a sua segunda gravidez teve um problema vascular que resultou em varizes nas pernas. “Eu tive algumas varizes pélvicas, doeu bastante, e eu resolvi procurar ajuda. O Dr. Gustavo vem cuidando de mim assim de maneira incrível. Tanto que ele cuida de mim, da minha mãe, da minha sogra. Ele está deixando minhas pernas super saudáveis e lindas. Porque agora não tem nem vasinho mais e sabe o que é melhor, é indolor”, contou Natália.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar