Conheça Prisma, primeira coleção da Artiz, com exclusivas clutches de marchetaria

Criada em 2016, a Artiz é um dos projetos sociais da ONG Artesol, que atua há mais de 20 anos na valorização dos artesãos tradicionais brasileiros, promovendo, apoiando e salvaguardando técnicas artesanais que são passadas de geração em geração.

A iniciativa é uma loja que apresenta aos consumidores objetos de curadoria feitos à mão em comunidades artesãs de todo o Brasil, sendo indígenas, do sertão ou ribeirinhas, entre outros núcleos criativos espalhados pelo país, incentivando seu comércio justo e ético.

A Artiz iniciou um projeto de desenvolvimento de produtos exclusivos de sua própria marca, que nasce do diálogo entre artesanato e design e da aposta na experimentação de novas linguagens criativas. A Coleção Prisma é a primeira do projeto e é composta por 14 clutches produzidas com a técnica de marchetaria, que consiste na aplicação e encaixe perfeito de pedaços de madeiras preciosas e outros materiais, formando um desenho em mosaico.

O nome que batiza a coleção, “Prisma”, traduz o desejo da marca de explorar perspectivas cada vez mais plurais sobre a produção artesanal brasileira, jogando luz sobre os artesãos e mestres, destacando seu legado artístico, suas referências estéticas, sua capacidade de se reinventar e encontrar novos caminhos para perpetuar seu trabalho ancestral.

As clutches foram criadas a partir de uma parceria entre os artesãos Augusto e Valéria Zanin, do grupo Ramas, da cidade de Sertãozinho, em São Paulo, e do designer Antônio Castro, da Artiz. O processo de criação das peças valoriza a técnica artesanal da marchetaria, as matérias-primas naturais e um design sofisticado, versátil e atemporal.

Para o desenvolvimento foram utilizadas madeiras nobres certificadas, como mogno, cedro e roxinho, numa sofisticada paleta de cores que preenche as combinações de quatro mosaicos originais com formas geométricas descontruídas, em diferentes proporções que garantem a exclusividade de cada uma das peças. As alças são uma atração à parte. Além de uma corrente de metal, as clutches incluem uma opção de alça com esferas torneadas em madeira que pode ser transformada em colar, uma criação da artesã Geiza dos Santos, da Bahia.

A coleção manifesta que o design genuíno brasileiro se revela por meio da diversidade de formas e das paletas cromáticas conferidas à matéria-prima. A proposta da iniciativa é criar oportunidades de trabalho e renda para comunidades artesãs da Rede Artesol e, ao mesmo tempo, apresentar ao mercado objetos autênticos, contemporâneos e capazes de sintetizar diferentes histórias e referências de brasilidade.

O lançamento das coleções exclusivas Artiz é mais uma oportunidade para fomentar o uso do artesanato na moda contemporânea, conforme explica Josiane Masson, diretora executiva da ONG Artesol.  “A partir dessa estratégia, esperamos abrir novos mercados e possibilidades de negócios que valorizam recursos culturais e socioambientais da cadeia artesanal. Queremos também criar referências de novas formas de desenvolvimento que respeitam o conhecimento dos artesãos”, complementa a gestora.

O lançamento ocorrerá especialmente para o dia das mães, datado este ano em 09 de maio, e a Coleção Prisma poderá ser adquirida na loja Artiz, que fica no Shopping JK Iguatemi, segundo piso, em São Paulo, conforme as regras vigentes de reabertura do comércio. As peças também podem ser compradas via WhatsApp (11) 97555-2827.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar