Pacientes recuperados da covid-19 devem dar atenção à saúde do coração

Conforme aumentam os estudos e as pesquisas relacionadas à covid-19, entendemos sobre os tratamentos mais assertivos e como lidar com o paciente mesmo após a sua recuperação. É o que apontam dados do Ministério da Saúde, que revelam que mais de 12.391.599 milhões de pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus estão recuperadas e demandando cuidados e acompanhamento especializado para averiguar possíveis sequelas.

Segundo o cirurgião cardiovascular e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Elcio Pires Junior, mesmo quem teve quadros leves da covid-19 deve fazer um acompanhamento médico, com check-up periódico para avaliar, principalmente, a saúde de órgãos como coração, pulmão e cérebro.

“O paciente pode ter distúrbios de coagulação e apresentar os mesmos sintomas de quando estava com a doença, como cansaço, dor de cabeça, tudo isso resultado da intensa reação inflamatória que acontece no corpo de quem foi afetado pela doença”, alega o médico.

Check-up pós-covid

A preocupação são as sequelas cardíacas, que podem levar a necessidade de uma reabilitação. Os sintomas que as pessoas que tiveram a covid-19 devem ficar atentas são a falta de ar, dor no peito, palpitações e fadiga excessiva, que podem indicar uma piora da função cardíaca.

Segundo o Dr. Elcio Pires Junior, o coronavírus pode atacar o músculo cardíaco (como já provado em estudos recentes), causando miocardite e deixando sequelas, como insuficiência cardíaca e maior propensão a arritmias. E até mesmo em resposta a inflamação, podem acontecer alterações de aterosclerose, podendo levar ao infarto do miocárdio.

O tromboembolismo pulmonar também pode comprometer o ventrículo direito do coração, gerando insuficiência cardíaca direita. Por estes motivos, é importante que para quem cumpriu a ‘quarentena’ do vírus e está recuperado, a recomendação é fazer um check-up antes mesmo de voltar a sua rotina de exercícios também.

O cardiologista poderá solicitar:

– Ecocardiograma (ECG).

– Exames clínicos e laboratoriais.

– Raio X / Tomografia.

– Ressonância magnética.

– Ecodopplercardiograma.

Se houver qualquer queixa, o especialista também pode solicitar um teste de sangue que verifica a presença de um marcador de lesões miocárdicas, a troponina T.

Mesmo depois do contágio, consulte o médico!

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar