16 de abril é Dia Mundial da Voz: saiba como manter sua saúde vocal

O Dia Mundial da Voz é comemorado anualmente em 16 de abril. A data tem como principal objetivo chamar a atenção da população em geral para os cuidados de preservação da voz. Profissionais que utilizam a voz como ferramenta de trabalho (jornalistas, cantores, palestrantes) podem estar mais atentos aos cuidados básicos com a saúde vocal. No entanto, o restante da população negligencia ou desconhece a dimensão dos efeitos negativos que os excessos com a voz podem causar para a qualidade de vida.
“Cometer abusos com a saúde vocal e não se atentar ao fato de que a sua garganta precisa de cuidados podem resultar em problemas graves, como edema, nódulos nas cordas vocais e até câncer de laringe”, alerta a Dra. Cristiane Romano, fonoaudióloga, mestre e doutora em Ciências e Expressividade pela USP.
Se você não sabe muito bem o que fazer como prevenção, confira 4 dicas da fonoaudióloga. Parecem simples, mas farão toda a diferença na saúde da sua voz:

Beba água

A água é uma grande aliada da nossa voz. Ela mantém as cordas vocais hidratadas, permitindo que vibrem livremente na hora de emitir os sons.
Mudanças climáticas podem fazer com que a garganta fique seca com maior facilidade, daí a importância de também ingerir líquido antes, durante e depois do uso intenso da voz.
“Adotar o hábito de beber ao menos dois litros de água por dia, além de ajudar a garantir a saúde vocal, previne o organismo de uma série de problemas”, reforça Cristiane Romano.

Mantenha corpo e mente em equilíbrio

A voz não reflete somente a saúde das cordas e pregas vocais, mas do organismo como um todo.
Por isso, aposte em atividade física regular, especialmente aquelas que exigem o trabalho de respiração, como natação, pilates, yoga, entre outras.
Além disso, dormir bem, evitar o estresse e ter uma alimentação saudável são grandes aliados da sua saúde psíquica e física.

Atenção à postura

Ao falar, mantenha a coluna ereta e o corpo alinhado, sem tensionar. A postura “encolhida” exige de você um esforço maior para projetar a voz. O resultado? Maior desgaste vocal.

Sempre que necessário, procure um especialista

Ao menor sinal de que algo não vai bem com a sua saúde vocal, procure um médico. Problemas na voz, assim como muitas outras ameaças ao bom funcionamento do nosso organismo, têm grandes chances de obter uma resposta positiva e rápida quando tratadas a tempo.
“Não subestime aquela rouquidão (que não vem acompanhada de gripe) ou uma tosse recorrente. Somente um especialista, realizando exames específicos, poderá diagnosticá-lo e indicar um tratamento adequado. Em todos os casos, o melhor a se fazer é não deixar para depois”, adverte Cristiane Romano.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar