Projeto de casa com personalidade: arquiteta Cristiane Schiavoni transforma a morada de jovem casal

Uma casa descontraída, sofisticada e que transmitisse a personalidade dos moradores: essas foram as principais características captadas pela arquiteta Cristiane Schiavoni, quando recebeu em mãos o desafio deste projeto. Com 104m² em mãos e ciente da decisão dos jovens clientes – o casal Caíque e Mariela –, que trocaram a conveniência de apartamento tradicional para viver em uma casa, a profissional deu início ao desenvolvimento de um projeto com alguns toques diferentes e pautado no conforto dos dois e o prazer que compartilham em receber amigos. “Conheço o pai do morador desde quando ele tinha 12 anos. Com isso, confesso que avançamos uma etapa nesse processo de identificar suas vontades. Ele e a esposa adoram a casa cheia de amigos! Por isso, senti que meu trabalho era uma arquitetura de interiores com uma atmosfera jovem, alegre, prática e sempre pronta para receber”, explica Cristiane.

Entrada da casa de dois andares que teve a reformada comandada pela arquiteta | Foto: Carlos Piratininga

Conheça todos os detalhes da casa:
Sala de estar

Na sala de estar, o futon é o grande destaque. Nos detalhes decorativos em evidência, a mandala e o boneco Pinóquio pendurado no teto – um pedido pessoal e parte do acervo do casal | Foto: Carlos Piratininga

Começando com a sala de estar que recepciona o projeto, já é notável o toque de personalidade dos clientes! Saindo da ideia tradicional, a arquiteta Cristiane Schiavoni optou por inovar com a colocação uma estrutura em marcenaria acompanhada por futons e almofadas, ao invés do tradicional sofá. Felizes com a ‘ousadia’ de serem diferentes, o cômodo ainda revela inspiração no décor industrial com o acabamento da parede, em cimento queimado e o estilo da iluminação, com os trilhos instalados no teto. O resultado? Uma sala perfeita para todos os momentos: o casal pode assistir TV deitados, descansar e deixar seus convidados ainda mais à vontade.

Com essa solução, o espaço, que comportaria um sofá para, no máximo três pessoas, passou a acomodar mais gente. Além disso, a marcenaria da base nos proporcionou a vantagem de dispor de um grande baú para guardar objetos pessoais da casa”, conta a profissional. Assim, os nichos no chão ganharam um LED discreto para evidenciar a decoração.

Abaixo da escada, que leva ao segundo andar do projeto, a arquiteta utilizou a área disponível para a inserção de um armário multiuso e o bar, que ficou ainda mais elegante com a luz de LED instalada.

 

A marcenaria propiciou nichos para a disposição de garrafas de vinho, o vão que permitiu a colocação da cervejeira e a base para dispor as bebidas destiladas. Os armários abrigam um copeiro e uma dispensa | Fotos: Carlos Piratininga

 

Cozinha

Na bancada da pia da cozinha, a pedra branca em composto de Quartzo foi escolhida pela profissional para trazer elegância, mas principalmente praticidade aos moradores durante os cuidados diários. No piso, a base foi construída também a favor da praticidade de limpeza no dia a dia | Foto: Carlos Piratininga

cozinha do casal igualmente que merece destaque. Com o objetivo ampliar a iluminação do ambiente que teve o acrescimento da área do quintal, a arquiteta apresentou uma solução que foi prontamente aceita: a instalação de um teto retrátil de vidro e comandado facilmente por um controle remoto. “Eu não queria perder a iluminação natural, que deixou a cozinha ainda mais especial. Usei os recursos a favor”, conta.

Na marcenaria, a aposta foi pela cor branca nos armários superiores e na parte que envolve o forno e o micro-ondas. Na inferior, o efeito rústico amadeirado, também encontrado na sala de jantar, ganha o espaço com o objetivo de trazer sofisticação de forma descontraída ao ambiente. Ao lado do cooktop por indução, foi inserido uma chapeira para a preparação de lanches. A escolha, que revela muito a essência do casal, foi selecionada no lugar de uma tradicional churrasqueira.

 

Sala de jantar

 

Como a cozinha, as paredes da sala de jantar foram revestidas de um porcelanato que remete ao conceito do cimento queimado. Na combinação, subway tile que também está presente do outro lado, reveste a parede | Foto: Carlos Piratininga

Acompanhando o espaço, na sala de jantar, que também está integrada ao ambiente da cozinha, a madeira e a serralheria preta fazem uma combinação perfeita no móvel. O elemento rústico foi utilizado para evidenciar a mesa de jantar com a tora de madeira sustentada por uma estrutura metálica. Armários assimétricos e de diferentes tamanhos comportam as louças e os nichos que expõem os eletrodomésticos e itens decorativos.
Área de serviço

 

A área de serviço, projetada em um armário para o melhor aproveitamento de espaço na cozinha, foi realizada com serralheria e composta por três folhas e vidro canelado. Na parte interna, nada a dever para uma lavanderia de maiores proporções | Foto: Carlos Piratininga

No fundo da cozinha, outra resposta criativa que foi muito bem concebida por Cristiane: a lavanderia. Para o espaço discreto, que pode até passar desapercebido em um primeiro olhar, a profissional concentrou a área de serviço como uma espécie de armário que, quando aberto, dispõe de toda estrutura. Na parte interna, a marcenaria conduziu com os nichos para a disposição dos produtos de limpeza, o nicho aéreo que deixa tudo à mão e bem próximo ao tanque e da lava e seca, além de um pequeno espaço para manusear as roupas e um cesto com as peças sujas.

Lavabo

 

Neste projeto, o pequeno lavabo evidencia cores mais fortes. A escolha foi para o verde oliva e o revestimento de ladrilho hidráulico, da Adamá, além do revestimento na cor preta. | Foto: Carlos Piratininga

 

O lavabo foi o ambiente escolhido para ousar nas cores. Evidenciando um mix de tons mais fortes, o verde oliva foi eleito para a pintura de meia parede. Além disso, a arquiteta investiu no revestimento cerâmico na cor preta, os metais escuros, incluindo o sifão do pequeno lavatório e o piso de ladrilho hidráulico da Adamá. “Costumo dizer que o lavabo é o ambiente da casa que podemos ‘ousar’ um pouco mais. Isso não significa exageros, mas sim adicionar elementos diferentes do décor aplicado no projeto como um todo, mas com muita cautela”, sugere a arquiteta.

Dormitório

 

Subindo as escadas, conhecemos o dormitório do casal. Nele, os móveis laterais suspensos acompanham a mesma estética da cabeceira de madeira horizontalizada que percorreu toda a parede no tom azul marinho. Além disso, foi os interruptores e tomadas foram instalados próximos, evitando que os clientes precisem se levantar para apagar as luzes ou carregas equipamentos eletrônicos.

Um dos detalhes do quarto que particularmente gosto bastante e muda o aspecto do ambiente foi dado pela luz intimista do LED, instalado na parte interna”, relembra a arquiteta. Já o piso, a escolha foi por um laminado, que além de elegante, facilita a limpeza diária.

No dormitório, as luminárias instaladas na lateral da cama de forma suspensa, destacam ainda mais o estilo industrial que percorre todo o projeto| Foto: Carlos Piratininga

 

Banheiro

No quarto também é localizado o banheiro pessoal do casal. Nele, a pequena área disponível na bancada é compensada pelo grande espaço disponível no móvel suspenso e na peça com espelho instalada na parte superior. “No banheiro, mesclamos o branco e preto com o revestimento subway tiles, uma paixão que segue em alta no décor. No contraponto, escolhi o porcelanato de madeira para o piso”, finaliza a profissional.

 

No banheiro localizado no andar de cima da casa, o tom branco predomina. Entre os estilos selecionados, destacam-se o industrial, o clássico e o moderno.| Fotos: Carlos Piratininga

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar