Suco detox é realmente eficaz na eliminação das toxinas do corpo?

Depois de um período de excessos na alimentação, como na Páscoa, é comum ouvir que o corpo precisa eliminar as toxinas. Neste momento, muitas vezes os sucos detox são lembrados e ganham protagonismo como aliados do processo. Mas eles realmente são necessários e eficientes? Segundo a nutricionista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Adriana Zupo Domeneghetti, a resposta é não e a solução está no próprio organismo.

“Eliminar as toxinas é um processo natural que depende de dois importantes fatores: um fígado saudável e o consumo adequado de frutas e verduras”, diz ela. “Eles são os responsáveis por auxiliar no reconhecimento do componente – que pode ser o álcool, agrotóxico, tabaco, entre outros – e também pela sua eliminação, seja por meio da urina, das fezes ou respiração”.

Segundo ela, toxinas ingressam diariamente no nosso corpo pela boca, intestino e pulmão e seguem por meio do sangue até o fígado – onde é feita sua detecção pelas enzimas hepáticas. “Esse processo conta com o auxílio do aminoácido cisteína, encontrado em alimentos como cebola, alho, couve, rúcula, agrião e brócolis. Ou seja, quem se alimenta corretamente, já conta com todos os elementos necessários para eliminá-las”, reforça.

Apesar do suco detox apresentar em sua composição frutas e, por vezes, verduras, o consumo destes ingredientes não precisa ser exclusivamente na forma líquida. Adriana Domeneghetti afirma que o importante é manter uma rotina saudável e equilibrada. “Caso a opção recaia sobre os sucos, a dica é optar pelas versões caseiras e evitar coar e adicionar açúcar ou adoçante”.

Com essas orientações, os benefícios podem ser sentidos em todo o corpo. “O bom funcionamento hepático repercute em diferentes aspectos do corpo, como o aumento da disposição, diminuição do inchaço e melhoria do padrão de sono e da função intestinal”, conclui.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar