Miopia: veja como adotar quatro medidas preventivas

Estima-se que mais de 35 milhões de pessoas possuem algum grau de dificuldade visual no Brasil, de acordo com dados do IBGE. Para a Organização Mundial de Saúde – OMS, daqui a 30 anos, até 50% da população poderá sofrer de miopia. Os números são altos e merecem atenção.
Para entender melhor o que se trata: a miopia é um distúrbio ocular que provoca dificuldade de enxergar de longe, faz os objetos e pessoas parecerem embaçados. Ela pode ser congênita, causada por fatores hereditários, ou adquirida. A pandemia de COVID-19 pode ser um agravante para estes casos, já que muitas pessoas passaram a ficar mais tempo expostas às telas de computadores, smartphones e televisão.

Existem medidas para evitar, atenuar ou até mesmo impedir a progressão da miopia, entre elas:

  • Atenção à exposição aos equipamentos eletrônicos: Evite ficar muito tempo em frente às telas de aparelhos eletrônicos como computador, TV, tablet e celular. Eles podem adulterar a visão e agredir os olhos devido à luz forte que prejudica as moléculas vitais da retina do olho.

  • Proteger os olhos ao ar livre: Pesquisas indicam que é necessário preservar a visão em momentos ao ar livre, pode ser com óculos escuros com proteção UV, por exemplo. Lembrando que a recomendação de exposição diária é de três horas.

  • Evite cansar a vista: Evite deixar a vista cansada. Ao mínimo sinal de cansaço, pare e relaxe os olhos com exercícios como piscar, olhar fixo para um ponto distante, aquecer as palmas das mão e colocar sobre os olhos, mexer os olhos de um lado para o outro para sair da acomodação visual e massagear a região das pálpebras com as pontas dos dedos.

  • Miopia com grau estabilizado: Para estes casos, as cirurgias refrativas são as mais indicadas. Dentre várias opções que existem no mercado, especialmente para quem sofre com miopia maior do que seis graus, algumas soluções podem mudar a relação do míope com o mundo ao se livrar de vez, ou parcialmente, dos óculos.  Uma ótima dica é recorrer a tecnologia de ponta das implantáveis, com menor risco, como a Evo Visian ICL – implantable contact lens – da Advance Vision. E, para pacientes que possuem outras indicações, uma visita ao oftalmo pode ser a solução.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar