Querer e poder

“Eu admiro muito as mulheres poderosas.

Gostaria de ser uma… Como fazer? O que fazer?”

Leia ouvindo:  Iza – Dona de Mim

Segundo a Wikipedia, “poder (do latim potere) é a capacidade de deliberar arbitrariamente, agir, mandar e, também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, o império. Poder tem também uma relação direta com capacidade de se realizar algo, aquilo que se “pode” ou que se tem o “poder” de realizar ou fazer”.

O que seria então, nesse contexto, uma mulher poderosa? Aquela que realiza, que vive de acordo com as suas preferências, que governa sua vida? O que significa uma mulher poderosa para mim pode não ser o mesmo que para você. Existe uma individualidade que reside aí e, penso eu, ela deve ser respeitada. Assim como somos seres únicos, únicas também são nossas significações e identificações, não é mesmo?

Ainda sob o ponto de vista da teoria psicanalítica, poder é um conceito trabalhado desde a primeira relação das nossas vidas: filho–mãe. Assim descreveu Freud e, posteriormente, Lacan avançou com o seu estádio do espelho. Seria uma mulher parecida com a nossa mãe a quem atribuímos essa visão particular de mulher poderosa? Você enxerga alguma conexão nisso (entre quem você considera símbolo de poder e aquela que sempre foi o poder para você)?

Sigo com as perguntas: Qual é o seu poder? O que você pode? O que lhe cabe? Esse pode ser um mapa importante para chegar às suas questões, no seu tempo, do seu jeito. E a escrita pode te ajudar nesse trabalho: colocar no papel auxilia no seu entendimento sobre essas mulheres que admira e também naquela que você quer se tornar (ou já é e não descobriu ainda).

– Lá no meu direct (@yaskarapsi) recebo dúvidas, questionamentos e também histórias que queiram compartilhar… Elas são respondidas aqui, em forma de texto, sem identificação (e com uma música especial). Vamos pensar sobre o que estamos vivendo? Até semana que vem!

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar