As multifacetas da Camomila

A camomila é uma pequena flor branca, que apesar de parecer frágil, é grandiosa quando o assunto são os benefícios que ela pode proporcionar, seja para saúde, bem-estar e até mesmo para a estética. A farmacêutica responsável e CEO da Naiak, Romy Tokarski Gaya, explica que as formas de uso da camomila não se limitam a apenas a uma xícara de chá, mas também podem ser utilizados seu extrato, óleo essencial e tintura. As formas de apresentação também são diversas: desde as flores secas até como parte da formulação de dermocosméticos naturais.

Esta planta milenar possui uma alta concentração de compostos bioativos, que agem em sinergia promovendo múltiplos benefícios à saúde e à estética. Romy explica que estes ativos são responsáveis pelas ações bactericida, anti-inflamatória, ansiolítica, antioxidante, cicatrizante e entre outras, que são atribuídos à camomila. Diversos estudos reforçam o poder e a diversidade da camomila. Confira o que ela pode proporcionar na sua rotina:

Contribui na redução dos sintomas da TPM – a mastalgia, conhecida por dor nas mamas, é um dos sintomas mais prevalentes na TPM, e impacta a qualidade de vida de muitas mulheres. Um estudo conduzido por Saghafi e colaboradores em 2018, avaliou os efeitos positivos da suplementação do extrato de camomila no alívio da dor leve a moderada. Além disso, o uso do extrato também foi associado à melhora da cólica menstrual, conforme foi apresentado por Pattanittum em 2016.

Colabora com a melhora da mucosite oral – este sintoma é muito comum nos pacientes em tratamento oncológico e pode prejudicar a qualidade de vida e até mesmo o estado nutricional. Devido aos seus compostos que proporcionam efeitos antiséptico, sedativo e protetor da mucosa, a camomila tem sido utilizada para amenizar as feridas comuns na região bucal por conta da quimioterapia. Uma revisão conduzida por Gomes em 2018, reúne achados que comprovam os benefícios do seu uso para ajudar a reduzir os sintomas desta condição.

Ajuda na modulação de marcadores do diabetes – Uma revisão recente (2020) feita por Hajizadeh-Sharafabad abordou os benefícios da camomila em relação à modulação do diabetes e as complicações que estão relacionadas com esta patologia, principalmente devido aos seus compostos. A camomila ajudou na redução do colesterol, estresse oxidativo e do perfil glicêmico.

Auxilia na amenização de sintomas de doenças dermatológicas – segundo uma revisão conduzida por Santos em 2019, o uso do extrato de camomila, em diversas formas farmacêuticas (cremes,  loções, óleos e entre outros) é benéfica para auxiliar no tratamento de eczema e irritação após exposição solar em excesso, rosácea e dermatites, contribuindo com a melhora da cicatrização, ação imunomoduladora, melhora da microcirculação, irritação, coceira e hidratação. Além disso, alguns estudos apontam a camomila como benéfica para auxiliar na redução da acne, por reduzir a inflamação.

Favorece a melhora de sintomas gastrointestinais – Um estudo realizado por Valussi em 2011 destacou o efeito benéfico dos flavonoides da camomila, como a apigenina, na redução de distúrbios digestivos, cólica, dispepsia e flatulência.

Auxilia na redução da ansiedade e melhora do sono – o controle da ansiedade, associado à camomila, tem relação com os flavonoides presentes nesta planta, que demonstraram capacidade de modular várias vias de neurotransmissores, como noradrenalina, dopamina, serotonina e ácido gama-aminobutírico, conforme foi destacado por Srivastava em 2010. Uma meta-análise (2019) de estudos randomizados, ou seja, com alto valor científico, demonstrou que o uso de camomila melhorou significantemente a qualidade do sono, além de reduzir a ansiedade, após 2 a 4 semanas de uso.

Efeito antiaging na pele – segundo Jadoon (2015), a presença de compostos ativos como a apigenina, tem relação com os benefícios antiaging do uso camomila, na pele. Conforme os achados apresentados neste mesmo estudo, o uso tópico da camomila auxilia no aumento da hidratação da pele.

A Naiak e sua linha de cuidados in & out
A Naiak é uma empresa 100% brasileira que acredita na beleza da vitalidade! Especialista em desenvolver uma linha completa de nutracêuticos, alimentos funcionais e dermocosméticos naturais para a nutrição, a beleza e o bem-estar, a partir do conceito in&out.

A camomila é uma planta que faz parte da essência da marca, já que a empresa nasceu dentro do Projeto Preservar, o qual tem como intuito estimular a preservação do meio ambiente e disseminar o conhecimento das propriedades terapêuticas e medicinais das ervas e especiarias cultivadas na área, principalmente da camomila. Por isso, a Naiak possui uma linha de produtos que tem como ingrediente principal a camomila, para o cuidado integrado in&out.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar