Turismo em Urupema – cidade mais fria do país

E o destaque da coluna do Viaje Mais de hoje é para aqueles que amam o frio, e não é qualquer frio, é do local considerado como o mais frio do país e a cidade que tem o título de mais fria do Brasil. A serra catarinense é um deslumbre, um local charmoso, com paisagens incríveis, e o melhor de tudo, muito próximo a Curitiba, com 5 horinhas de carro você chega lá e pode aproveitar esse cenário surreal.
A cidade de lá que quero contar um pouco mais hoje é sobre Urupema, um município de um pouco mais de 2 mil habitantes, ultra, mega pequeno, e que é considerado como o mais frio do Brasil. De lá, que já foram registrados as menores temperaturas do país, e a incrível sensação térmica de 30 graus negativos, isso mesmo, -30, pra congelar qualquer nariz, dedo, e tudo mais que ficar exposto ao vento.
Nossa equipe viajou pra lá, agora há pouco, em agosto de 2020, e passamos uma friaca monstra, como falamos por aqui. Aqui vai a nossa dica, para ver cenários de muito frio, você precisa acordar cedinho, levantamos as 5 da manhã, para ter essa experiência. Ao redor da cidade existe o Morro da Antena, onde foi registrada a temperatura mais fria do país, de lá, para todos que conseguem levantar antes do nascer do sol, terão um verdadeiro presente da natureza. Um sunset incrível ao nascer do sol e que nunca tinha visto em todas as minhas viagens, do alto do morro, um cobertor de nuvens deixava a paisagem ainda mais fantástica.
Do ladinho do Morro da Antena existe a cachoeira que congela, se é necessário 5 dias com temperaturas negativas para o fenômeno acontecer, gravar de frente a ela foi um desafio, já que o frio era muito intenso no local por conta da alta umidade.
Mas urupema não é só frio, o local contém uma natureza intocada, e uma das maiores reservas naturais de araucária que ainda existe. Ver as florestas de araucárias me emocionou na viagem. É muito diferente do que vemos aqui em Curitiba, uma araucária bem afastada da outra, na serra catarinense elas estão coladinhas, parece que a ação do homem ainda não passou por lá, e se não bastasse tudo isso, conseguimos encontrar uma verdadeira relíquia. Uma araucária milenar. Estar na presença dessa arvore de mil anos foi incrível, precisava de umas 10 pessoas para abraçá-la. E podíamos passar por dentro dela, devido ao tronco furado. E ela resistiu a derrubada da espécie que foi muito forte no começo dos anos de 1900 até 1950 graças ao acaso. Existia um enxame de abelhas em seu tronco, e para tentar eliminá-lo, algum esperto, colocou fogo no tronco da arvore. Essa atitude queimou boa parte da araucária milenar, mas o que era algo ruim, a deixou viva até hoje, por ter o tronco oco, devido ao fogo, a arvore não era atrativa para as madeireiras e isso a acabou fazendo com que ela ficasse de pé até hoje. E sabem do melhor, é pelo caule da arvore que passa a sua seiva, algo que ainda está intacto nela, e acreditem, ela está com muita saúde e produz pinhão até hoje.

Outro fator de Urupema é que o local é um dos mais procurados no país e no mundo por fotógrafos de pássaros. Esses amantes dos voadores, aproveitam a natureza intocada da região, para registrar em suas lentes as belezas desses animais. Profissão que hoje é dominada pelo mundo feminino, contrariando a todos.
Urupema também tem uma gastronomia serrana de dar inveja, pratos consagrados foram adaptados com o que mais tem de abundante na região, ou seja, é um local que se come muito bem.
Visitar a serra catarinense e ter muitas experiências fantásticas, se você curtiu essas incríveis histórias de Urupema, o Viaje Mais especial sobre a cidade vai ao ar esse final de semana na Band Paraná, sábado 8h30 e domingo a reprise às 7h30. Mas eu sei que é bem cedinho, então se preferir pode ver todo o programa nas nossas páginas tanto do facebook, viajemais.tv ou em nosso canal no Youtube, viajemais.tv – lá, inclusive, você encontra todas as temporadas do Viaje Mais. Beijo e até mais!

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar