Curso analisa movimentos artísticos do século XX e suas contribuições

O curso Arte no Ocidente – Século XX, ministrado há 25 anos pela doutora em filosofia e especialista em arte francesa, Magnólia Costa, está disponível no formato online. No programa, são abordados movimentos artísticos da Europa, Estados Unidos e Brasil que refletem as transformações e percepções da sociedade no período e na atualidade. As aulas são transmitidas ao vivo, pelo aplicativo Zoom, às terças-feiras, das 17h às 18h30. Professores e estudantes contarão com 50% de desconto no investimento e as inscrições podem ser feitas até 1o de setembro pelo site: https://magnoliacosta.art./.

O século XX, marcado pela mecanização dos processos de produção, a expansão urbana, tecnologias e a potencialização do capitalismo como sistema econômico mundial, também compreende o surgimento de um novo mercado para as artes.

“É neste contexto que surge um sistema de produção artística diferenciado, com escolas, galerias, escritórios e museus especializados. Assistimos ao nascimento do mercado das artes como conhecemos hoje”, aponta Magnólia.

Também é nesse período que a arte se volta para ela mesma. Os artistas da época buscam referências na história da arte e, sob uma nova ótica, criam formas e movimentos que ultrapassam as telas, as instalações ou esculturas produzidas. O resultado é a influência direta na arquitetura, no design e na construção estética da sétima arte, o cinema.

“A arte contemporânea é autorreferente. Hélio Oiticica e Lygia Clark, por exemplo, iniciaram suas pesquisas com base na arte construtivista, o movimento que começou na Rússia e se alastrou pela Europa”, conta a professora. Além desses artistas brasileiros, nomes como Piet Mondrian, Kandinsky e Pablo Picasso figuram no programa das aulas.

Em cada encontro do curso, Magnólia, traz um movimento artístico do século XX. O expressionismo, cubismo, dadaísmo, concretismo e minimalismo são alguns exemplos. No total serão 14 aulas e, ao final, os alunos receberão um certificado de conclusão.

Formação

Quando idealiza um curso ou resolve readequar algum programa antigo – como é o caso do Arte no Ocidente – Século XX – Magnólia busca estabelecer o diálogo com o presente. Dessa forma, as aulas iniciadas em 25 de agosto são direcionadas para o público interessado na compreensão de discursos e debates da atualidade, em especial professores e estudantes.

“Será possível entender certas forças que são determinantes na sociedade, como o consumismo, a questão da mulher, e a racial, ou seja, muito do que está em debate na sociedade e que contribui para a formação crítica”, aponta Magnólia.

Assim, como política institucional, Magnólia reserva metade das vagas de seus cursos para professores e estudantes, além do desconto de 50% no pagamento.

Atemporal

A cada nova edição do Arte no Ocidente – Século XX, Magnólia procura formas e conteúdos que diferenciem o curso da versão anterior. Apesar de uma base estrutural definida, as aulas nunca são exatamente iguais. Por isso, mesmo quem já assistiu encontra surpresas.

“Tenho alunos que já assistiram duas, três vezes. Há sempre um olhar diferente para o trabalho de um determinado artista e nesses anos também tivemos algumas descobertas, novos nomes. Pode ser também que uma leitura me inspire, então não sigo um modelo fechado”, revela.

Acesso

Os inscritos receberão um link da plataforma Zoom momentos antes do início da aula. Depois de cada encontro, a professora disponibilizará a gravação por mais sete dias para quem, eventualmente, não conseguir assistir ao vivo.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar