Aventuras nas regiões Tchecas – Conheça Praga – Afina Menina

Aventuras nas regiões Tchecas – Conheça Praga

Praga é um grande tesouro histórico, Patrimônio Mundial da UNESCO. É uma das capitais mais visitadas em todo o mundo, de acordo com o Trip Advisor e indicada como uma das cidades mais seguras no último ranking mundial. Convidamos você a descobrir conosco os segredos de Praga e o que há muito além da Praça da Cidade Velha para visitar e se maravilhar.

Dados básicos:

Localização:
Berlim 350 km, Viena 330 km, Budapeste 530 km, Cracóvia 540 km

Experiências / Aventuras:
História, Monumentos, Vida Noturna, Gastronomia, Arte, Modernidade.

Praga:  História, Arte, Modernidade e muito mais. A capital da diversão na República Tcheca.

 

1/ Praga divertida:

Temos falado com frequência dos lugares mais turísticos e emblemáticos da capital e agora levar você para passear por lugares tipicamente locais  que farão você descobrir outras caras de Praga:

Karlín – a nova cara de Praga.

Um passeio por Karlín é o melhor a fazer para aqueles que querem sair do centro histórico de Praga para a realidade de uma cidade em mudança. A caminhada é calma e plana, exceto pela subida ao monumento do monte Vítkov. Ainda no final do século passado, Karlín era um distrito industrial que não atraía turistas. Após as inundações catastróficas de 2002, o bairro renasceu das cinzas. No lugar dos prédios afetados, outros modernos foram construídos que deram ao bairro um novo impulso. Hoje é uma área de novas tendências, às vezes lembrando Berlim. Possui amplas avenidas, edifícios modernistas restaurados, restaurantes e cafés modernos, parques e edifícios industriais convertidos em centros culturais. E acima do bairro fica o monte de Vítkov, com seu monumento e suas belas vistas.

Preparamos 8 paradas para você visitar neste ótimo lugar:

1 Rua Sokolovská (Metrô B Invalidovna Rua Za Invalidovnou  2 Jardins Kaizl (Kaizlovy sady)  3 Invalidovna 

Belo parque ao redor do edifício barroco 3 “Invalidovna”, anteriormente um hospital para veteranos do exército Habsburgo e agora pertencente ao Ministério da Defesa. O famoso fotógrafo Josef Sudek começou sua carreira aqui. Existe também um parque infantil para crianças e área para petanca.

Rua Křižíkova  4 Praça de Lyčka (Lyčkovo náměstí)  rua Křižíkova  rua Šaldova 

4 A Praça Lyčka, dominada por um belo edifício modernista que funciona como uma escola, com seus bancos para descansar, é um lugar idílico. A rua Šaldova parece completamente normal à primeira vista, mas, se olharmos, descobriremos curiosidades arquitetônicas, como antigos espaços industriais convertidos em casas.

 Rua Pernerova 

Muitos dos edifícios industriais de Karlin foram destruídos, mas parte da empresa de engenharia ČKD ainda permanece na rua Pernerova. Normalmente, esses edifícios foram convertidos em escritórios ou foram reconstruídos e ampliados.

 Estilo industrial de Karlín: 5 Kotelna e Machine House  6 Forum Karlín 

Os modernos  escritórios da 5 Kotelna e da Machine House mantiveram sua forma industrial original, incluindo a impressionante chaminé; Originalmente, eles abrigavam a fábrica de caldeiras e máquinas da famosa marca ČKD. O centro cultural 6 Forum Karlín, obra do renomado arquiteto catalão Ricardo Bofill, também pode ser considerado um exemplo da arquitetura industrial reconstruída do século XIX, que aproveita parte da histórica fábrica de geradores a vapor, e atualmente é uma redação moderna de uma grande empresa de mídia tcheca

 

rua Thámova  tunel de Žižkov 

o túnel, de mais de 300 m, une a rua Thámova em Karlín com a praça Tachovské em Žižkov.

 praça Tachovské  rua Husitská  rua Pod Vítkovem  monte Vítkov  7 Monumento nacional de Vítkov (Národní památník na Vítkově) 

O monte Vítkov é atravessado por uma rede de trilhas e ciclovias; Suba qualquer uma delas em direção ao monumento, que, com um interior art déco, foi originalmente erguido como lembrança dos legionários da Tchecoslováquia que lutaram no exterior durante a Primeira Guerra Mundial e como mausoléu do primeiro presidente da Tchecoslováquia, T.G. Masaryk. Hoje abriga uma exposição histórica gerenciada pelo Museu Nacional. Juntamente com a estátua de Jan Žižka (o lendário capitão hussita, que dá nome ao bairro), é visível de praticamente toda a cidade – a escultura é uma das maiores estátuas equestres do mundo. Do topo do monumento, onde é possível subir pagando a entrada, as vistas são magníficas

 tunel de Žižkov  rua Thámova  rua Křižíkova  8 Praça de Karlín (Karlínské náměstí) e igreja de são Cirilo e Metódio (kostel sv. Cyrila a Metoděje) |

8 A praça Karlín, que foi recentemente reconstruída, é o espaço público central de todo o bairro, dominado pela grande basílica neo-romântica de São Cirilo e Metódio, com torres de 78 metros. Várias atividades ocorrem nesta praça, como celebrações ou mercados de rua. Também possui um playground para crianças e equipamentos para exercícios. Nos arredores, você encontrará vários restaurantes e cafés.

Holesovice

É um excelente bairro de arte e criatividade, com uma alta concentração de galerias, teatros, cafés e importantes instituições culturais. Aqui você encontrará locais únicos, museus surpreendentes e surpresas sem fim para os exploradores que ousam deixar o centro de Praga. Aqui, um pouco do que você pode encontrar:

Veja mais  O papel do tratamento com micro toques

DOX é o centro de arte contemporânea que resulta da reconstrução da antiga fábrica no bairro de Holešovice, em Praga. A abordagem programática do DOX difere de outras instituições semelhantes, especialmente em seus projetos artísticos, que incluem uma reflexão crítica sobre temas e questões sociais atuais. O edifício DOX Center é uma amostra da melhor arquitetura contemporânea do mundo. Além da área de exposições de mais de 3000 m2, há uma cafeteria, livraria e loja de design. No telhado do DOX, você também pode chegar à aeronave Gulliver feita de madeira que, antes de tudo, serve como um local onde são encontradas arte e literatura modernas.

Uma sala teatral multifuncional, um espaço de treinamento, uma sala de ensaios, galeria, bar e buffet – esse é o estabelecimento Jatka 78 (Slaughterhouse 78), local criado para o novo circo, dança, teatro não-verbal, alternativo e teatro de fantoches. Aqui você pode ver grupos tchecos e estrangeiros, também apreciar shows, oficinas, exposições e happenings.

O bairro Holešovice oferece o centro cultural chamado La Fabrika, especialmente focado em formas teatrais e de dança que exigem opções não tradicionais em relação à área. Aqui você também pode ver exposições clássicas, shows e espetáculos teatrais. O conjunto é o resultado da interconexão de vários edifícios fabris que datam do início do século XX.

Vnitroblock é um fenômeno muito raro. O objetivo deste projeto é reviver uma rua inteira. O sucesso deste projeto pode ser visto entre as ruas Tusarova 31 e Dělnická 32, no bairro de Holešovice em Praga. Aqui você pode tomar uma xícara de café, comprar produtos feitos pelos melhores designers, dançar, ir ao cinema e muitas outras coisas, tudo no meio de uma área industrial muito singular.

2/ Contrastes modernos: 6 paradas pela arquitetura moderna de Praga. 

Vamos começar com a Biblioteca Técnica Nacional (Národní technická knihovna) no bairro Dejvice de Praga. Um prédio de vidro quadrado com arestas arredondadas, da oficina da Projektil, fica no campus das escolas técnicas superiores, por isso é visitado por futuros engenheiros, físicos e designers. O prédio também é divertido e amigável, por isso vários profissionais vêm trabalhar na sala de estudos.

O átrio da biblioteca é decorado com desenhos em quadrinhos do pintor romeno Dan Perjovschi com, é claro, temática tecnológica.

A segunda recomendação é o caminho através do Pit Deer (Jelení příkop), reconstruído pelo escritório  de arquitetura DA3, e o túnel para pedestres que o conecta, obra de Josef Pleskot,  que são tão discretos que, ao passar por eles, dão apenas a impressão de estar vendo uma arquitetura interessante. Os autores   forneceram a pedestres, através de passarelas, caminhos e trilhos de metal, a experiência de uma caminhada pela escuridão, escondida em uma ravina profunda, anteriormente inacessível. O caminho para pedestres através do Deer Pit (Jelení příkop), que começa perto da estação de metrô Malostranská, fica fechado no inverno.

Nossa terceira sugestão pode ser vinculada, embora não seja necessário, a um almoço ou jantar. A área do Bastião XXXI – U Božích, em estilo barroco, é um excelente exemplo de obra arquitetônica contemporânea no contexto de um cenário histórico. Como é evidente em seu nome, é uma estrutura medieval defensiva que fazia parte da fortificação da Cidade Nova de Praga (Nové Město pražské), fundada em 1348 pelo imperador Carlos IV. O muro barroco está localizado em um canto isolado dos bairros um pouco misteriosos de Albertov e Karlov.

O anjo de ouro (Zlatý Anděl), do arquiteto francês Jean Nouvell, não é o mais contemporâneo (foi concluído em 2000), mas é muito importante e merece uma visita. A construção elevou Smíchov, até então um bairro degradado da classe trabalhadora, ao nível central, e fez da Estação de Metrô Anděl um dos lugares mais frequentados de Praga. O Anjo de Ouro (Zlatý Anděl) é um edifício de esquina, de vidro estampado com versos. Todo o desenvolvimento dos blocos circundantes faz parte deste projeto.

A opção 5 leva você às alturas do Tower Park ou a torre da Zizkov Television, a melhor vista de Praga dos 216 metros de altura da torre de televisão. Foi construído nos anos 1985-1992, de acordo com o projeto do arquiteto Václav Aulický e do engenheiro estrutural Jiří Kozák, em Mahlerovy sady, nos limites de Vinohrady e Žižkov. A torre de TV é o edifício mais alto de Praga, com 216m de altura. Oferece uma vista circular única da cidade, além de ter um restaurante, cafeteria, bar e o OneRoom Hotel, de seis estrelas, com apenas uma suíte de luxo.

Algo que o torna mais especial são os dez bebês gigantes do conhecido escultor tcheco David Černý que sobem pelo transmissor. Outros restaurantes podem ser encontrados embaixo da torre e ao redor do parque, há também um playground, minigolfe e gramado para piquenique.

Veja mais  Ebook gratuito com mais de 70 receitas

Finalmente, temos a famosa Casa Dançante. É um símbolo da arquitetura moderna e foi inicialmente recebida com sentimentos contraditórios, mas logo se tornou uma atração turística popular e recebeu inúmeros prêmios de prestígio. A Casa Dançante foi construída entre os anos 1992-1996 em Rašínovo nábřeží em Praga. Seu autor foi o arquiteto tcheco de origem croata V. Milunić, em colaboração com o renomado arquiteto canadense-americano Frank O. Gehry. Hoje, a casa inspirada no casal de dançarinos Ginger e Fred é considerada o exemplo mais conhecido da arquitetura moderna na República Tcheca após 1989.

3/ Caminhando com David Cerny.

David Černý é um polêmico artista tcheco que se tornou internacionalmente conhecido por suas esculturas provocativas e controversas que expressam denúncias sociais de poder e autoridade. Algumas de suas estátuas, que conferem à beleza e harmonia clássicas de Praga um contraponto controverso, satírico e divertido, estão ao ar livre, capazes de serem admiradas simplesmente dando um passeio pela capital tcheca. Vamos visitar algumas delas?

Os bebês

Bebês negros gigantes com um código de barras no rosto estão entre as esculturas mais vistas de Černý em Praga. Alguns desses bebês escalam a torre de transmissão de Žižkov no distrito de Praga com o mesmo nome (Mahlerovy sady 1). Além disso, três deles podem ser vistos de perto, ao lado do Museu Kampa, localizado na ilha de mesmo nome (U Sovových mlýnů 2)

O cavalo

A enigmática obra plástica de Kůň (Cavalo) está na galeria de Lucerna (Vodičkova 36). A estátua representa São Venceslau na mesma posição que sua estátua original, mas seu cavalo é encontrado de bruços, amarrado pelas pernas, morto e com a língua para fora.

A Cabeça de Franz Kafka

A escultura de 11 metros de altura e 39 toneladas está localizada em frente ao centro de negócios Quadrio (logo acima da estação de metrô Národní třída) e representa a metamorfose de Kafka ao vivo, porque a cabeça de Franz Kafka, feita de 42 placas, está em movimento contínuo.

O homem enforcado

Esta escultura de 1997 representa o psicanalista austríaco Sigmund Freud pendurado pela mão direita e com a mão esquerda no bolso, caracterizando assim o papel dos intelectuais no novo milênio. O trabalho “está pendurado” na rua Husova e representa as necessidades do homem de decidir conscientemente entre viver ou se render.

Jatos

A escultura Proudy (Jets) é encontrada no pátio da Hergetova cihelna (Cihelná 8), onde está localizado o Museu Franz Kafka. A escultura de 210 centímetros de altura mostra dois homens urinando em um pequeno lago com o formato sa República Tcheca. Se você quiser que os jatos escrevam seu nome ou uma frase, faça-o enviando uma mensagem curta.

4/ Eventos

Sem dúvida, esta cidade tem alguns dos melhores eventos do ano, compartilhamos alguns deles para você marcar sua agenda:

Signal Fest

O Signal Fest é um festival de instalações de luz, vídeo-mapeamento e iluminação. É um dos eventos culturais mais importantes da República Tcheca. As ruas e áreas públicas de Praga, seus monumentos históricos mais famosos e lugares menos conhecidos, se tornarão objetos e áreas de arte por quatro noites. O evento é coordenado por profissionais tchecos e estrangeiros em design leve que mostrarão, usando métodos não tradicionais, as diferentes imagens da Praga contemporânea

www.signalfestival.com

Designblok

Um dos maiores e mais prestigiados eventos desse tipo na Europa Central e no Designblok em Praga é um exemplo para outras metrópoles na Europa. O festival é dedicado a todas as formas de design. As exposições de interiores são acompanhadas por desfiles de moda, joias, roupas, móveis, acessórios para casa, luzes e exposições de design industrial e útil pelos melhores designers tchecos. Criadores individuais, estúdios de design, escolas e projetos visionários de marcas globais serão apresentados durante o Designblok. Você também pode ver a exposição do National Student Design Award, realizada regularmente, com várias modificações desde 1991.

www.designblok.cz

United Islands

O United Islands Festival em Praga é uma celebração da música mundial. Entre os principais gêneros estão: rock, pop, indie, eletro, mundo, folk e jazz, mas novas tendências e experimentos musicais também soarão. Cada festival traz nomes novos e desconhecidos para o cenário europeu e mundial dos principais clubes. A entrada é gratuita todos os anos. O programa principal não é apenas exibido ao ar livre, mas também são realizados shows nos clubes selecionados, onde o festival continua à noite.

www.unitedislands.cz

Itinerário recomendado (4 dias):

Día 1-2: visita ao centro histórico de Praga

Día 3: bairro Vyšehrad e Náplavka

Día 4: visita aos bairros Karlín, Holašovice, Smíchov

Día 5: visita aos bairros Vinohrady, Žižkov y Vršovice

Praga pode ser visitada durante todo o ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *