Escondidinho de Carne Seca: Um Clássico Nordestino

O escondidinho de mandioca e carne-seca é um clássico prato nordestino.

Geralmente feito com carne-de-sol, jabá (charque ou carne-seca), também pode ser encontrado com frango desfiado e carne moída, coberto com purê de mandioca ou de batata e gratinado com queijo coalho.

Nesta versão, o utilizamos o Chimichurri de Alho Negro para dar um sabor ainda mais especial à este típico prato brasileiro!

 

Ingredientes

50g de Chimichurri de Alho Negro

800g de Carne seca
1 Alho
100ml de Creme de leite
1/2 Cebola
200ml de Leite ou 100ml de Leite de Coco
120g de Queijo Coalho (ou Parmesão) p/ gratinar
50g de Manteiga
500g de Mandioca
1 Pimenta Dedo de Moça
Sal à gosto
Pimenta Preta à gosto

 

Modo de Preparo

Deixe a carne seca de molho (de preferência de um dia para o outro, ou pelo menos 6 a horas) e troque a água algumas vezes para dessalgar a carne. Em uma panela de pressão com água, coloque a carne seca em cubos e cozinhe por 30 a 35 min. Desfie a carne e reserve. Cozinhe a mandioca com um pouco de sal e passe no espremedor de batatas. Em seguida, coloque a mandioca, a manteiga, sal e o leite em uma panela e misture bem. Quando estiver liso e homogêneo, desligue e adicione o creme de leite para aveludar. Aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho, junte a carne seca, acerte o sal e a pimenta preta. Adicione o chimichurri e desligue. Unte 4 tijelinhas ou um refratário, forre com a carne seca, tampe com o purê de mandioca e cubra com o queijo coalho ralado. Leve para gratinar até derreter e começar a dourar. Enfeite com pimenta dedo de moça picada e sirva.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar