Hoje é o dia do Cirurgião Vascular – Afina Menina

Hoje é o dia do Cirurgião Vascular

Especialidade é a única habilitada para diagnóstico e tratamento de doenças vasculares. Entenda quando procurar esse profissional.

No dia 15 de agosto é comemorado o Dia do Cirurgião Vascular. Esse profissional é o responsável por cuidar de problemas arteriais, venosos e linfáticos, ou seja, de todo o sistema circulatório, um dos mais importantes do corpo humano. Apesar disso, trata-se de uma especialidade pouco lembrada, quando se trata de medicina preventiva e acompanhamento médico.

Problemas vasculares, em suas diversas gravidades, são bastante prevalentes no País. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, aproximadamente 38% dos brasileiros têm varizes e, quanto mais idoso, maior a prevalência, que chega a 70% na população acima dos 70 anos de idade. Mas, é bastante comum que as pessoas busquem a especialidade somente quando os sintomas são agravados e a dor torna-se frequente.

O cirurgião vascular e presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), Dr. Bruno Naves, explica que inchaços e dores nas pernas, no geral, são os primeiros sinais de que é necessário procurar um especialista. Entretanto, os problemas vasculares não atingem apenas os membros inferiores. “Podem acontecer em qualquer parte do corpo, pois temos vasos em todas as regiões. Esses são os mais comuns, mas, pode haver dor no abdômen e nas mãos. Além disso, em um estágio mais tardio, pode-se notar aparecimento de varizes, escurecimento da pele, queda de pelos e até mesmo mudanças de temperatura”, esclarece.

Veja mais  Pesquisa aponta que insatisfação e frustração barram perspectivas de futuro das jovens brasileiras

De acordo com o Dr. Naves, é necessário buscar a especialidade de forma preventiva se houver histórico de doenças vasculares na família, para evitar complicações. “Na história familiar, por exemplo, se diversas pessoas têm varizes, o melhor é ir ao vascular antes delas aparecerem, pois no início, com os cuidados corretos e boa orientação, podemos cuidar bem das nossas tendências e evitar que problemas apareçam”, afirma.

Veja mais  Você conhece os diferentes tipos de sal?

É comum que, por falta de conhecimento, muitas pessoas com problemas vasculares aparentes, como as varizes e os vasinhos, acabam não procurando um profissional. Porém, as causas dessas doenças devem ser investigadas, para que sejam encontradas as melhores soluções para o problema. O cirurgião vascular é o único especialista que detém o conhecimento sobre todas as técnicas e, em conjunto com o paciente, define a melhor forma de tratamento para as doenças.

Para saber sobre as doenças vasculares e para encontrar um médico associado à SBACV, acesse: www.sbacv.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *