Mitos e Verdades sobre os coletores menstruais

Mitos e verdades sobre os coletores menstruais

A obstetra Mariana Betioli esclarece as principais dúvidas sobre o tema

Para muitas mulheres o período da menstruação é a pior fase do mês. Irritabilidade, alterações hormonais e ainda ter que lidar com as trocas constantes de absorventes, com medo do mesmo vazar ou marcar em uma roupa.

 

É nesse cenário que uma alternativa para higiene íntima está ganhando cada vez mais adeptas – o coletor menstrual.

 

Entretanto, esse é um tema que gera muita polêmica no mundo feminino, seja por insegurança ou até medo de experimentar novas possibilidades.

 

Por isso, Mariana Betioli, obstetriz e fundadora da marca Inciclo, esclarece sobre os principais mitos e verdades dos coletores menstruais:

1) Todo mundo que menstrua pode usar – Verdade

Essa talvez seja a melhor notícia para as mulheres, afinal de contas, todas podem usar o coletor menstrual.

A única contra indicação para o uso do coletor menstrual é para mulheres no pós-parto. Durante essas 6 semanas não é recomendado o uso de nenhum produto interno. Para esse momento existem as calcinhas absorventes pós-parto.

2) O coletor menstrual é fácil de usar – Verdade

O coletor, por ser feito de silicone, é maleável, permite que você o dobre para conseguir introduzi-lo mais facilmente em seu canal vaginal.

De acordo com a Betioli, para colocá-lo da maneira correta é simples:

1- Lave bem as mãos;

2- Procure uma posição confortável, pode ser em pé, agachada ou sentada no vaso sanitário. Você vai dobrar e inserir. Existem várias dobras que podem ser feitas, com o tempo cada mulher percebe a que funciona melhor para si;

3 – Com os músculos da vagina relaxados, insira o seu coletor;

4 – Coloque-o na direção horizontal, para trás (na direção do ânus). O coletor fica em posição mais baixa que um absorvente interno, o que facilita a remoção sem bagunça.

 

3) Ele é tamanho único – Mito

Existem três diferentes tamanhos. A recomendação de tamanho é feita baseada na tonicidade do assoalho pélvico que naturalmente diminui e perde elasticidade com a idade e com o período gestacional. O tamanho A é para quem tem mais de 30 anos ou já teve filhos, o B é para mulheres com menos de 30 e sem filhos e o modelo Teen é recomendado desde a primeira menstruação até os 19 anos.
A intensidade do fluxo não interfere na escolha do tamanho, o que irá impactar é na frequência com que será necessário esvaziar e fazer a higienização, para inserir novamente..

4) Pode cortar o “cabinho” – Verdade

O coletor deve ser colocado o mais perto possível da entrada da vagina, desde que não seja sentido. Nada deve ficar para fora.

Se você vem colocando o mesmo corretamente e ainda assim a haste incomodar, você pode cortá-la com atenção para não furar. A função da haste é auxiliar na colocação e remoção do mesmo, porém algumas mulheres preferem cortá-la.

 

5) Ele pode ficar preso dentro de mim – Mito

Algumas mulheres acham que o coletor pode sumir ou ficar “navegando” pelo seu corpo, o que não é verdade. Segundo Mariana, é verídico que quando estamos excitadas o canal “aumenta”, ou seja, ele se estende, mas depois de alguns minutos volta ao normal. Em média, o canal vaginal possui entre 7 e 10 cm, quando a mulher não está excitada. Por isso, dá pra alcançar com os dedos qualquer objeto de uso interno.

 

6) O coletor menstrual machuca –  Mito

O coletor não causa nenhum tipo de incômodo. Ele foi desenvolvido para que as mulheres não sintam desconforto algum.

 

7)  Virgens podem usar – Verdade

O conceito de virgindade envolvem muitos aspectos, inclusive culturais. Mulheres que nunca fizeram sexo também se adaptam ao coletor tranquilamente. Porém é importante levar em conta que, assim como qualquer produto de uso interno, ele pode provocar o rompimento do hímen. Então, se isso é uma questão relevante para você, prefira as calcinhas absorventes, que são de uso externo.

 

8) Posso usar qualquer panela para limpar – Mito

Entre um ciclo e outro, é fundamental esterilizar o coletor. Agora o que você vai usar para esterilizar que é a questão: você vai higienizar um item de higiene pessoal em uma panela que faz arroz? Não é muito recomendado não é mesmo?! Hoje no mercado já existem itens próprios para essa limpeza, como a Panelinha ou copo esterilizador da Inciclo. Você pode ainda optar por panelas de inox, ágata ou vidro, mas é importante que seja destinada exclusivamente para a higienização mensal do coletor.

 

9) Ele é uma opção mais econômica – Verdade

Além de ser mais sustentável, pois uma mulher usa em média 12 mil absorventes durante sua vida, o que representa cerca de 400kg de lixo, o coletor menstrual também é uma opção bem mais econômica. Veja o comparativo financeiro por ciclo:

 

10) Posso usar ele por até 12 horas –  Verdade

O coletor menstrual pode ser usado por até 12 horas. Entretanto, é preciso reforçar que cada corpo e que cada organismo é único, portanto pode ser que uma mulher com fluxo mais intenso precise esvaziar ele mais vezes durante o dia.

 

11) Ele ajuda a mulher a compreender melhor o seu ciclo – Verdade

A menstruação é um tabu que acompanha as mulheres desde muito nova, por isso, contar com uma alternativa eficaz, que as ajudem a fazer as pazes com a menstruação, faz com o ciclo menstrual seja muito mais bem recebido e a mulher passe a aceitar melhor essa fase e as mudanças que ela traz em seu corpo.

 

12) Tanto faz usar coletor transparente ou colorido – Mito

Cores são lindas, mas adicionar corante ao coletor menstrual não é benéfico à saúde íntima da mulher. A mucosa vaginal é muito sensível e absorve muito mais do que a pele por exemplo, por isso não deve ser exposta a químicos e pigmentos coloridos.

O corante pode se desprender do coletor com o tempo e ser absorvido por uma das regiões mais sensíveis e importante do nosso corpo, o que explica porque alguns coletores coloridos vão se desbotando com tempo. Outro fator é a questão higiênica, o fato de o coletor menstrual da Inciclo ser transparente facilita a higiene, já que você conseguirá visualmente analisar se seu coletor menstrual está completamente limpo.

 

Sobre a marca

 

Desde 2010, a Inciclo trouxe para as mulheres não só produtos para promover mais liberdade no dia a dia, mas também muita informação para quebrar o tabu relacionado a tantos assuntos femininos que deveriam ser tratados com mais naturalidade como a menstruação, autoconhecimento e sexualidade.

 

Quanta coisa evoluiu nestes 10 anos. Hoje, nós não precisamos mais usar absorventes descartáveis e muito menos deixar de fazer o que queremos por causa dos fluídos do nosso corpo.

Esse é o propósito maior da Inciclo: que as mulheres sejam livres para fazer o que quiserem, quando quiserem, independente dos seus fluídos.

 

Site: https://www.inciclo.com

Instagram: https://www.instagram.com/inciclo

Facebook: https://www.facebook.com/inciclo

SAC: atendimento@inciclo.com.br

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar