Nutricionista do Mundo Verde mostra como criar hábitos saudáveis na alimentação infantil

Nutricionista do Mundo Verde mostra como criar hábitos saudáveis na alimentação infantil

Priscila Gomes dá dicas práticas para adotar na rotina dos pequenos

 

Nas últimas décadas, o cenário de desnutrição infantil mudou e, atualmente, com o aumento do consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados, muitas crianças sofrem com doenças que antes acometiam adultos e idosos. De acordo com a UNICEF, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos possui excesso de peso, 17,1% dos adolescentes estão com sobrepeso e 8,4% são obesos.

Segundo Priscila Gomes, nutricionista do Mundo Verde, maior rede de produtos naturais e orgânicos da América Latina, o hábito alimentar é formado em casa, com a família. “As crianças irão consumir o que os pais compram e essa será a base da alimentação”, diz a nutricionista.

Confira três questionamentos comuns sobre como adotar hábitos mais saudáveis dos pequenos e as orientações da nutricionista Priscila Gomes:

  1. Como formar o hábito alimentar saudável?

Invista em mais tempo com seu filho, mesmo que aos finais de semana. Leve-o até a feira, ao mercado, peça ajuda para escolher os legumes, verduras e frutas. Durante o preparo, deixe que ele contribua na lavagem, separação e faça com que ele se sinta importante. Dessa forma, despertará o interesse em experimentar o alimento que ele mesmo preparou.

Tenha sempre à mesa um lugar tranquilo com a família. Consuma alimentos naturais e evite processados, como salsichas e nuggets. Opte por alimentos de verdade, como carnes, ovos, frango, cereais integrais, verduras e legumes. Quanto mais colorido, mais antioxidantes no prato e mais atrativo para a criança.

O hambúrguer não está proibido. Mas ele pode ser preparado em casa com a ajuda dos pequenos. Use carnes magras e bons ingredientes, como as especiarias em substituição a temperos artificiais. Assim será reduzido o consumo de gorduras, sódio, aromatizantes e conservantes artificiais.

  1. O que oferecer fora de casa e na escola?

Sempre há boas substituições para os biscoitos, refrigerantes e salgadinhos. Seguem abaixo dicas de lanches para consumir fora de casa:

– Substitua os refrigerantes por água com gás, gelo e limão. Não é indicado o consumo de bebidas durante as principais refeições, mas as adaptações são necessárias. Até que se crie esse hábito, podemos fazer essa substituição, reduzindo o consumo de açúcares ou adoçantes, corantes e conservantes.

– Atualmente existem marcas de biscoitos com uma boa composição. Sempre dê preferência para os que não utilizem farinha branca, encontrada nos rótulos como “Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico”. Lembrando que o primeiro ingrediente descrito é o que tem maior concentração, ou seja, se o primeiro ingrediente é o açúcar, esse é o ingrediente mais utilizado para elaboração. Prefira listas de ingredientes curtas e com nomes que você possa compreender.

– Para opções doces, invista em frutas in natura, desidratas e o liofilizadas (prensadas a frio e que ficam crocantes). Tâmara pode ser uma boa opção quando apertar a vontade de comer doce.

  1. De que forma posso variar a montagem da lancheira saudável?

Se seu filho leva lancheira para a escola, fica ainda mais fácil. Veja três opções para variar a alimentação:

Lancheira 1: Manga cortada em formatos divertidos + 1 porção de nuts + Biscoito de tapioca + Homus + Suco de melancia

Lancheira 2: Melão em bolinhas (use um boleador) com morango e semente de chia + Tapioca com queijo branco e geleia de frutas + Suco de Uva integral.

Lancheira 3: Abacaxi liofilizado + chips de coco assado + pão integral cortado me formatos divertidos + cream cheese + Smoothie.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar