Como são os diferentes tipos de afasia, o distúrbio que causa perda ou defeito da fala

De origem grega, a palavra afasia significa perda ou defeito da fala, e define uma perturbação causada na comunicação devido a danos em algumas áreas do cérebro. Segundo a Dra. Cristiane Romano, fonoaudióloga, mestre e doutora em Ciências e Expressividade pela USP, geralmente, essa lesão acontece no lado esquerdo, responsável por diversas funções, inclusive de movimentos do lado direito do corpo, mas, sobretudo, ligado à linguagem e à comunicação.

“As causas dessa alteração podem ser várias, com o agravante de que a própria pessoa pode não perceber as dificuldades que anda enfrentando. Por isso, é essencial buscar ajuda profissional para tratar esse problema quando houver sintomas. A boa notícia é que existe tratamento e as limitações podem ser abrandadas com o devido cuidado e acompanhamento”, afirma Cristiane.

Possíveis causas da afasia:

Em muitos casos, a afasia surge após um acidente vascular cerebral (AVC), acidentes automobilísticos e de impacto ou mesmo situações de estresse, que podem contribuir para a causa de hemorragias intracranianas. O uso de drogas também pode causar lesões diversas.

Uma infecção ou mesmo uma situação especial de nascença também podem lesionar o cérebro, afetando as áreas responsáveis pela linguagem e comunicação. “Vale lembrar que, por ser uma lesão, pode ocorrer desde alterações mais leves a mais graves. Nem todas essas pessoas terão os mesmos tipos de afasia”, pontua Cristiane Romano.

Um dos maiores problemas, segundo ela, é a forma como isso afeta a vida familiar e profissional da pessoa, gerando situações de desentendimento, desgastes ou limitação na forma como o indivíduo é entendido pelos demais. “Daí a importância da compreensão e do acolhimento por parte da família e dos amigos”.

Sintomas da Afasia

Conforme dito, os principais sintomas da afasia estão ligados à linguagem e à comunicação, mas podem também limitar a força e alguns movimentos no braço direito e em parte da face.

“O cérebro é um órgão extremamente complexo e importante, do qual todos os outros dependem para funcionar. Por isso, alguns outros problemas para além da fala são passíveis de acometer a pessoa com afasia”, diz a fonoaudióloga.

Confira os exemplos:

Alexia: alteração da capacidade de leitura, podendo ser branda ou de perda total.

Agrafia: alteração da escrita na mão direita, podendo ser leve ou grave.

Acalculia: dificuldade com números, cálculos e mesmo para usar dinheiro, dependendo da gravidade da lesão.

Os principais tipos de afasia

Em relação à fala e à expressão propriamente ditas, os principais tipos de afasia são:

Afasia de condução

A mais branda das formas de afasia, já que a fala e a compreensão não são profundamente afetadas. Porém, a pessoa apresenta dificuldades em repetir corretamente as palavras.

 

Afasia de Wernicke

A fala fica intacta, mas a compreensão fica comprometida. “Pode ocorrer momentos de parafasias, ou seja, quando se troca uma palavra por outra. As pessoas com esse tipo de alteração não tendem a apresentar as fraquezas no lado direito do corpo e geralmente não percebem que há algo errado”, explica Cristiane.

Afasia de Broca

Ao contrário da afasia de Wernicke, há comprometimento parcial da fala, mas a compreensão permanece intacta. A leitura acontece normalmente, mas a escrita fica afetada, bem como o lado direito da face. Por serem sintomas mais visíveis, os indivíduos com esse tipo de afasia conseguem perceber que há algo errado.

“O tratamento costuma envolver profissionais de diversas áreas, como fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e psicólogos. Por meio de exercícios diários constantes, feitos tanto em casa quanto no consultório, o paciente começa a recuperar sua qualidade de vida”, finaliza Cristiane Romano.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar