Novo livro apresenta método lúdico, simples e intuitivo que auxilia mães no desmame
Cerca de 30% das crianças brasileiras de 1 a 2 anos são amamentadas, e o processo do desmame ainda é um desafio devido às inúmeras questões emocionais e físicas envolvidas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o aleitamento deve ser a forma exclusiva de alimentação de uma criança até os 6 meses e complementar até ao menos os 2 anos. Mas isso varia de acordo com o perfil e com as opções de cada família. Não deve seguir regras.
É o que garante a especialista Bianca Balassiano, consultora internacional de Lactação certificada pelo IBLCE® (International Board of Lactation Consultant Examiners), ou Conselho Internacional de Avaliação de Consultores em Lactação, e também professora de cursos profissionalizantes na assistência à Amamentação, que acaba de lançar um livro com o objetivo de aliviar a trajetória das mulheres e famílias no processo. O “Desmame Gradual: como dar um final feliz à sua história de amamentação”, da editora MapaLab, apresenta um método lúdico, simples e intuitivo criado por ela e que pode ser utilizado em crianças a partir de 18 meses.
A publicação é um verdadeiro guia, dividindo o desmame em três fases e fornecendo uma série de teorias, técnicas e dicas práticas. Entre elas, como lidar com choro e frustração dos filhos e o que fazer quando ainda usam mamadeira ou chupeta.
A amamentação tem várias vantagens, a começar pela interação entre mãe e filho. Para o bebê, também melhora a digestão, minimiza cólicas, desenvolve a inteligência e diminui o risco de algumas doenças, como as alérgicas e a Síndrome de Crohn. E para a mãe, reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio, evita a osteoporose e protege contra doenças cardiovasculares.
Segundo Bianca, a principal queixa para pensar no desmame é a exaustão e a demanda intensa de mamadas no período noturno, mas ela reforça que, muitas vezes, um simples ajuste no controle das mamadas e diminuição da sua duração e frequência pode ajudar as famílias que amamentam crianças maiores. Há dicas preciosas, sobre como o desmame deve ser encarado como um processo que tem início com a introdução alimentar e vai se consolidando conforme o bebê transforma-se em criança e conquista habilidades verbais, sociais e interativas. “O momento perfeito para o desmame depende da escolha da família e não deve seguir orientações de terceiros ou mitos”, finaliza.
O livro custa R$ 50 e já está em pré-venda no site https://loja.mapalab.com.br/livro/desmame-gradual/.